
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Armando Vaz, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico | - |
| Autor(es): dc.creator | Madruga, Felipe Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30257 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30257 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Armando Vaz Sampaio | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : 18/03/2013 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia : fls 45-49 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração : Desenvolvimento econômico | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Existe na América Latina um reconhecido caso de baixo crescimento e elevados níveis de desigualdade entre os países que a compõem, embora alguns países possuam melhores indicadores em determinadas áreas. Além disso, esses baixos níveis de crescimento contrastam com o bom momento vivido por outras economias, principalmente as do continente asiático. As explicações comumente dadas apontam na direção do baixo nível tecnológico dos países latino americanos, o que de acordo com as teorias de crescimento está diretamente ligado ao sucesso dos países. O presente trabalho tem por objetivo quantificar essas diferenças tecnológicas através de técnicas econométricas. Para tanto, valer-se-á de dados sobre renda per capita, investimento, educação e crescimento populacional para que através de análise em dados em painel possam ser obtidas medidas de produtividade para cada país bem como da produtividade relativa dos países latino-americanos em relação aos Estados Unidos. Como esperado, os países latino americanos apresentam baixos níveis de produtividade ao longo do período considerado, não sendo capazes de diminuir o gap tecnológico em relação à economia americana o que pode ser um forte indício da incapacidade em absorver tecnologias de outros países devido a barreiras impostas ao longo dos anos por políticas equivocadas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: There is a recognized Latin American case of low growth and high levels of inequality among the countries that comprise it, although some countries have better indicators in certain areas. Furthermore, these low levels of growth contrasts with the momentum experienced by other economies, especially in Asia. The explanations commonly given point in the direction of the low technological level of Latin American countries, which according to the theories of growth is directly linked to the success of countries. This study aims to quantify these technological differences through econometric techniques. Therefore, it will be worth of data on per capita income, investment, education and population growth that through analysis on panel data can be obtained measures of productivity for each country as well as the relative productivity of Latin American countries in toward the United States. As expected, the Latin Americans have low levels of productivity over the period considered, not being able to reduce the technological gap in relation to the U.S. economy which may be a strong indication of the inability to absorb technologies from other countries due to barriers over the years by misguided policies. | - |
| Formato: dc.format | 57f. : il., grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produtividade - América Latina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovaçoes tecnologicas - América Latina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crescimento e desenvolvimento econômico | - |
| Título: dc.title | Produtividade na América Latina : uma análise em dados em painel | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: