Atualização de conteúdos de livros eletrônicos no Brasil : atitudes do mercado editorial brasileiro

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Autor(es): dc.contributorWildauer, Egon Walter, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorMachado, Adriane Ianzen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/30249-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30249-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Egon Walter Wildauer-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 21/02/2013-
Descrição: dc.descriptionBibliografia : fls. 81-88 e notas de rodapé-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa versa sobre o panorama editorial brasileiro no que se refere às publicações de livros no formato eletrônico. Discorre sobre a transição dos livros impressos para o formato eletrônico e o modo como este formato de publicação vem afetando o setor editorial brasileiro. Ainda, aborda a lei do direito autoral, de n. 9.610/1998, vigente no Brasil, na qual os editores baseiam-se com o propósito de buscar proteção legal para seus conteúdos, e também apresenta informações sobre sistemas de gerenciamento de direitos que restringem as opções de uso dos arquivos eletrônicos por parte dos clientes/leitores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com definição de amostra não probabilistica por conveniência de 169 editores, dado o perfil da pesquisa, cujo levantamento dos dados foi realizado com a aplicação de questionário e entrevistas às principais editoras do Brasil, buscando o entendimento destas a respeito da publicação de livros eletrônicos e sua opinião sobre suas atualizações. A pesquisa foi realizada com as editoras brasileiras participantes da Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2011, consideradas no seu âmbito as principais do mercado editorial. Identificou-se que o mercado editorial brasileiro está timidamente adotando as publicações eletrônicas, bem como se pode verificar que o formato ePub vem sendo o arquivo mais adotado pela maioria dos editores e que o uso de DRM é realizado massivamente pelos editores. Verificou-se, pela pesquisa empírica, o interesse dos editores em um sistema para atualização de conteúdo, bem como a possibilidade de uso dos arquivos internos ao ePub (HTML, XHTML) em conjunto com sistemas CMS para possibilitar a gestão de atualizações de conteúdos e o lançamento de versões de obras atualizadas aos clientes/leitores.-
Formato: dc.format98f. : il., gráfs. color., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLivros eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectEditoração - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEditoras - Inovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectLivros - Inovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da Informação-
Título: dc.titleAtualização de conteúdos de livros eletrônicos no Brasil : atitudes do mercado editorial brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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