Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos

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Autor(es): dc.contributorDudeque, Norton Eloy, 1958--
Autor(es): dc.contributorQuaranta, Daniel Eduardo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorManfrinato, Ana Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:54:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:54:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30235-
Descrição: dc.descriptionResumo: Com esta pesquisa, através de elementos musicais relevantes que possam ser comparados entre si, tem-se a intenção de exemplificar as referências que Heitor Villa-Lobos faz à música de Johann Sebastian Bach e à música brasileira nos quatro movimentos que compõem a Bachianas Brasileiras n.4. Tais referências, por sua vez, são interpretadas como intertextualidades utilizadas por Villa-Lobos na composição dessa obra. Logo, essas intertextualidades são classificadas e discutidas sob a ótica de categorias intertextuais atreladas a estudos tradicionais de análise musical; porque, de acordo com Salles (2009, p.245), "a abordagem analítica tradicional, baseada no conceito de lógica formal clássica, pouca utilidade terá não só para a música de Villa-Lobos, como para grande parte da música do início do século XX." Desta maneira, o uso da análise musical ligada a intertextualidade é a ferramenta analítica utilizada para suprimir a necessidade de se ter argumentos concretos e uma classificação sólida a respeito dos elementos e estruturas musicais observados, ou seja, a pesquisa se realiza por meio de uma análise musical intertextual. Além disso, neste trabalho, busca-se compreender o ambiente histórico e social em que Villa-Lobos estava inserido ao compor esta obra e como tal ambiente pode tê-lo influenciado. Desta forma, o objetivo que se tem com o presente trabalho é demonstrar as citações, alusões e estilizações feitas à obra de J. S. Bach, a estética barroca e a música popular do Brasil do início do século XX presentes na Bachianas Brasileiras n.4, de Heitor Villa-Lobos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959-
Palavras-chave: dc.subjectBach, Johann Sebastian, 1685-1750-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Musica-
Palavras-chave: dc.subjectMusica - Analise, apreciação-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidade-
Palavras-chave: dc.subjectMusicologia-
Título: dc.titleBachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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