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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Dudeque, Norton Eloy, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Quaranta, Daniel Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Manfrinato, Ana Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:54:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:54:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30235 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30235 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Com esta pesquisa, através de elementos musicais relevantes que possam ser comparados entre si, tem-se a intenção de exemplificar as referências que Heitor Villa-Lobos faz à música de Johann Sebastian Bach e à música brasileira nos quatro movimentos que compõem a Bachianas Brasileiras n.4. Tais referências, por sua vez, são interpretadas como intertextualidades utilizadas por Villa-Lobos na composição dessa obra. Logo, essas intertextualidades são classificadas e discutidas sob a ótica de categorias intertextuais atreladas a estudos tradicionais de análise musical; porque, de acordo com Salles (2009, p.245), "a abordagem analítica tradicional, baseada no conceito de lógica formal clássica, pouca utilidade terá não só para a música de Villa-Lobos, como para grande parte da música do início do século XX." Desta maneira, o uso da análise musical ligada a intertextualidade é a ferramenta analítica utilizada para suprimir a necessidade de se ter argumentos concretos e uma classificação sólida a respeito dos elementos e estruturas musicais observados, ou seja, a pesquisa se realiza por meio de uma análise musical intertextual. Além disso, neste trabalho, busca-se compreender o ambiente histórico e social em que Villa-Lobos estava inserido ao compor esta obra e como tal ambiente pode tê-lo influenciado. Desta forma, o objetivo que se tem com o presente trabalho é demonstrar as citações, alusões e estilizações feitas à obra de J. S. Bach, a estética barroca e a música popular do Brasil do início do século XX presentes na Bachianas Brasileiras n.4, de Heitor Villa-Lobos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bach, Johann Sebastian, 1685-1750 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musica - Analise, apreciação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intertextualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musicologia | - |
Título: dc.title | Bachianas brasileiras n,4, de Heitor Villa-Lobos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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