Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Schneider, Kamilla Louise | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:35:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:35:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30215 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30215 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Odisséa Boaventura de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Entender que a ciência é uma construção humana, passível de erro, não neutra, mas que sofre influências externas, política, social, cultural e econômica, é essencial para o futuro profissional da área biológica, seja como pesquisador, seja como educador. Como educador, ao entender a ciência em sua plenitude, provavelmente, transmitirá esse conhecimento para os alunos, o que contribuirá para a formulação de uma visão menos idealizada do processo científico, permitindo ao aluno melhor compreensão do mundo atual. Como pesquisador, uma visão desmistificada da ciência, possivelmente facilitará a produção do conhecimento desprovido de preconceitos, maior preocupação na aproximação e interação dos produtos da ciência com a sociedade. Uma das formas de aproximar o cientista e o educador da visão de ciência como produto do trabalho humano é entrar em contato com a história da ciência, uma vez que pode contribuir para a compreensão do processo de produção do conhecimento. Em vista disso, o presente trabalho partiu da aplicação de um questionário para levantar as concepções de ciência e hábitos de leitura de alunos ingressantes e concluintes do curso de ciências biológicas da UFPR. Depois propôs a leitura de um texto sobre o histórico da fotossíntese, com questões para serem respondidas, tendo como objetivo investigar como os futuros profissionais da área enxergam a ciência, além de observar a influência da leitura nessa concepção. Através dessas ferramentas foi possível notar que há grande aproximação da ciência relatada pelos alunos com a ciência descrita pelos filósofos Thomas Kuhn e Gaston Bachelard, entretanto nota-se algumas divergências e falhas em conceitos básicos e evidencia-se uma certa distância entre o estudado e o apreendido. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Formação | - |
Título: dc.title | Concepções de ciências de alunos de ciências biológicas da UFPR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: