Concepções de ciências de alunos de ciências biológicas da UFPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorSchneider, Kamilla Louise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:35:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:35:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/30215-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30215-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Odisséa Boaventura de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : Entender que a ciência é uma construção humana, passível de erro, não neutra, mas que sofre influências externas, política, social, cultural e econômica, é essencial para o futuro profissional da área biológica, seja como pesquisador, seja como educador. Como educador, ao entender a ciência em sua plenitude, provavelmente, transmitirá esse conhecimento para os alunos, o que contribuirá para a formulação de uma visão menos idealizada do processo científico, permitindo ao aluno melhor compreensão do mundo atual. Como pesquisador, uma visão desmistificada da ciência, possivelmente facilitará a produção do conhecimento desprovido de preconceitos, maior preocupação na aproximação e interação dos produtos da ciência com a sociedade. Uma das formas de aproximar o cientista e o educador da visão de ciência como produto do trabalho humano é entrar em contato com a história da ciência, uma vez que pode contribuir para a compreensão do processo de produção do conhecimento. Em vista disso, o presente trabalho partiu da aplicação de um questionário para levantar as concepções de ciência e hábitos de leitura de alunos ingressantes e concluintes do curso de ciências biológicas da UFPR. Depois propôs a leitura de um texto sobre o histórico da fotossíntese, com questões para serem respondidas, tendo como objetivo investigar como os futuros profissionais da área enxergam a ciência, além de observar a influência da leitura nessa concepção. Através dessas ferramentas foi possível notar que há grande aproximação da ciência relatada pelos alunos com a ciência descrita pelos filósofos Thomas Kuhn e Gaston Bachelard, entretanto nota-se algumas divergências e falhas em conceitos básicos e evidencia-se uma certa distância entre o estudado e o apreendido.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Formação-
Título: dc.titleConcepções de ciências de alunos de ciências biológicas da UFPR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.