Proposiçao e teste de um modelo para avaliaçao de inovaçao em embalagens de produtos alimentícios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarchetti, Renato Zancan, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao-
Autor(es): dc.creatorStrano, Luciane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:44:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:44:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30207-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo tem como objetivo a avaliação das inovações em embalagens de café em pó e maionese, considerando a familiaridade e o envolvimento das consumidoras com esses produtos. A base do estudo consiste dos modelos de Gatignon e Robertson (1991) e de Rogers (1995), os quais procuram identificar como as características percebidas das inovações em embalagens e as estratégias de marketing influenciam a adoção dos produtos. Propõe-se, então, um modelo de avaliação dos constructos: familiaridade, envolvimento, características percebidas da inovação (visibilidade, experimentação, compatibilidade, vantagem relativa, facilidade de uso e complexidade) e intenção futura de compra. Esse modelo é avaliado por resultados da pesquisa de campo realizada em duas etapas: a primeira - qualitativa - levantou subsídios de profissionais de design de embalagem e consumidoras dos produtos em estudo; e a segunda - quantitativa -coletou dados relacionados ao modelo proposto de uma amostra de consumidoras das classes sociais A e B. Os dados obtidos em campo foram avaliados por testes de análises fatoriais, análise não-linear de componentes principais (PRINCALS), correlação e análise conjunta, utilizando-se o programa computacional SPSS. Com os testes de análises fatoriais, extraíram-se os constructos e itens que apresentaram adequacidade da amostra, os quais permitiram a construção da escala final para avaliação de embalagens de produtos alimentícios. Os testes de análise conjunta apontaram que as consumidoras de café em pó preferem o atributo formato à vácuo, como primeira opção de compra, seguido pelo tamanho de 500 gramas e pelas cores quentes (vermelho, amarelo e laranja). As consumidoras de maionese preferem o atributo tamanho 500 gramas, como primeira opção de compra, seguido pelo formato cilíndrico e cores quentes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEmbalagens - Inovações tecnologicas-
Palavras-chave: dc.subjectEmbalagens - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos - Embalagens-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleProposiçao e teste de um modelo para avaliaçao de inovaçao em embalagens de produtos alimentícios-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.