
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cabral, Vania Pais | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Jorge, Erika Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30164 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30164 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Vânia Pais Cabral | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Peixes representam o maior e mais diverso grupo de vertebrados. Em mais de 500 milhões de anos de existência, o grupo evoluiu uma gama de formas e hábitos, ocupando praticamente todos os tipos de habitats aquáticos disponíveis na Terra. A anatomia dos peixes pode ser descrita de forma generalizada, embora haja particularidades morfológicas e adaptações nos diferentes níveis taxonômicos. O estudo da anatomia de peixes tem importante papel em diferentes áreas da Biologia, e pode fornecer evidências favoráveis sobre os processos de evolução do grupo. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a anatomia dos peixes, respeitando suas particularidades. Para tal, foi realizada pesquisa nos acervos das bibliotecas de Ciências Biológicas e Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, além de consulta a acervos digitais. O campo de trabalho na área mostra-se em ascensão, embora a produção de conhecimento científico sob o enfoque anatômico apresente-se ainda em desvantagem em relação às outras áreas de estudos com peixes. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peixes - Anatomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peixes - Morfologia | - |
| Título: dc.title | Anatomia dos peixes | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: