Avaliação da sonolência diurna em adolescentes : comparação entre dois instrumentos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLouzada, Fernando Mazzilli, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorBumbeer, Janaína de Araújo, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:44:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:44:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/30163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30163-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fernando Mazzili Louzada-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : Durante o desenvolvimento, ocorrem modificações nas características do ciclo vigília/sono (CVS) humano. Na adolescência, esta modificação é evidenciada pelo atraso de fase concomitante à maturação puberal. A combinação do atraso da fase de sono com os horários matutinos de início das aulas contribui para a privação de sono entre os adolescentes, provocando um aumento da sonolência diurna. Outros impactos negativos podem ser listados, como problemas de humor, no comportamento, aumento de sintomas depressivos, maiores riscos de acidentes graves, maior vulnerabilidade ao uso de substâncias psicoativas, hiperatividade, comprometimento do desempenho em diversas áreas, como a escolar. Como tentativa de melhorar o hábito de sono dos adolescentes e, conseqüentemente, diminuir a sonolência diurna, têm surgido programas de educação sobre o sono. Nesses estudos, a sonolência é uma variável que pode ser utilizada para avaliar o efeito da intervenção do programa. Existem diversos métodos para avaliação da sonolência em seres humanos. O presente estudo teve como objetivo comparar dois métodos de avaliação da sonolência diurna, a Escala de Karolinska (KSS) e a tarefa de vigilância psicomotora (PVT), em estudos de campo com adolescentes. O estudo foi realizado com 37 alunos da 8ª série de uma escola pública de Curitiba. Os sujeitos foram submetidos aos testes durante 5 dias letivos consecutivos, em dois momentos do dia: durante a primeira e a última aula. Em cada momento eles preencheram uma escala subjetiva de sonolência (KSS) e realizavam o teste de desempenho (PVT). O teste de desempenho foi realizado utilizando-se computadores de mão, palm-tops. Para comparar os métodos, foi obtida a correlação entre os mesmos, através do coeficiente de Spearman. A Escala de Karolinska foi comparada tanto com as médias quanto com as medianas do PVT, encontrando-se correlação positiva para ambos os casos. As mesmas correlações foram feitas para cada sujeito separadamente, o que mostrou que apesar da correlação positiva encontrada, há grandes variações entre os indivíduos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectSono-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Título: dc.titleAvaliação da sonolência diurna em adolescentes : comparação entre dois instrumentos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.