Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cat, Monica Nunes Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciano | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Saúde. Programa de Pós-Graduaçao em Saúde da Criança e do Adolescente | - |
Autor(es): dc.creator | Weldt, Claudia Francele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:59:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:59:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30096 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30096 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O software de acessibilidade intitulado MouseNose, foi desenvolvido pelo Grupo IMAGO, da Universidade Federal do Paraná, para pessoas com deficiências motoras. O MouseNose reconhece através de uma câmera de vídeo (webcam), uma parte do corpo do usuário (nariz) e a partir do rastreamento e da captura do campo visual da câmera, transmite o movimento do usuário ao cursor. O seguinte trabalho tem os objetivos de: a) Avaliar a utilização do software MouseNose em pessoa com deficiência; b) Revisar as principais ferramentas computacionais existentes voltadas para o atendimento da pessoa com deficiência. Participaram da pesquisa 35 alunos com deficiência motora de membro superior dominante, inclusos em escolas municipais públicas da rede regular de ensino na cidade de Curitiba, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 14 anos. Os materiais utilizados foram uma webcam, um laptop e um questionário de usabilidade de software. Como resultado, o software teve problemas com a iluminação, onde em ambientes mais claros houve uma dificuldade da captura da imagem pela câmera, porém se mostrou seguro e eficaz tornando possível a individualização dos deficientes motores em suas atividades. O MouseNose foi considerado de fácil aprendizado, recomendado pelo alunado a ser utilizado diariamente, tendo manuseio mais fácil que o mouse convencional, efetivo para auxiliá-los a se beneficiarem do uso do computador. Estão disponíveis também, diversas ferramentas de acessibilidade no processo de inclusão, onde a pessoa com deficiência pode passar a ser grande parte integrante do ambiente de ensino regular. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nariz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computadores | - |
Título: dc.title | Avaliação do mousenose | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: