
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Dennison de, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
| Autor(es): dc.creator | Moraes, Ulisses Quadros de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:59:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:59:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30046 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30046 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Dennison de Oliveira | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba,08/03/2013 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls.313-342 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Os modelos de gestão cultural estão intimamente atrelados aos Estados Nacionais. Mesmo em contextos onde a iniciativa privada e as ações individuais são predominantes, estimuladas e valorizadas socialmente, a ação pública tem se mostrado presente em diferentes níveis, tendo como objetivos questões relacionadas à difusão global das produções culturais locais e ampliação de mercados consumidores, com reflexos diretos no fortalecimento interno das economias. Nesse contexto, a partir dos anos 1980 e 1990, vem se desenvolvendo um dispositivo característico de estímulo à participação da iniciativa privada através de isenções fiscais. Em países com diferentes características sociais e econômicas, a inserção de conglomerados empresariais na gestão de fundos destinados à cultura, tem se mostrado como alternativa à ampliação de recursos para o segmento. Na Europa Ocidental, América do Norte e América Latina, a instituição de mecanismos legais específicos para a consolidação desse modelo, a comparação de seu desenvolvimento entre o anos 1986 a 2010 com a experiência brasileira e a predominância de ações voltadas para o cinema e o audiovisual, são o foco de nossas atenções no presente estudo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Cultural policy models are closely tied to nation states. Even in contexts where private sector and individual actions are predominant, stimulated and socially valued, public action has been present at different levels, focusing on issues related to global diffusion of cultural products, expansion of local consumer markets, leading to the strengthening of domestic economies. Since 1980s and 1990s, governments have been encouraging private sector to support culture putting forward tax exemption policies. In many different countries, the increased role of business conglomerates in managing funds for culture has been shown as an alternative to provide resources to support culture and arts. This study focuses on the legal regulations and its development in Brazil from 1986 to 2010, particularly those related to cinema and audiovisual arts, as well as comparing Brazilian experience to others applied in Westen Europe, North America and Latin America. | - |
| Formato: dc.format | 350f. : grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura - Aspectos políticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incentivos fiscais - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos audiovisuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Título: dc.title | Políticas públicas para o audiovisual : as isenções fiscais e os limites entre o Estado e a iniciativa privada (1986-2010) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: