Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scheer, Sergio, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria do Carmo Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Construçao Civil | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Emílio Lima do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:08:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:08:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30034 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30034 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O desenvolvimento de um empreendimento de Construção Civil torna?se complexo devido à quantidade de participantes com interesses individuais e com diferentes formas de expressão e interpretação de informações. A abordagem da Colaboração auxilia a definição de objetivos comuns e o comprometimento entre as partes, e a Tecnologia da Informação (TI) atua como estrutura de suporte para os relacionamentos, devido a suas características de apoio à comunicação, representações gráficas e desenvolvimento de projetos. Essa dissertação tem por objetivo aplicar um modelo de Colaboração apoiada por TI no Processo de Projeto de Construção, relacionando os motivos que levam as partes a colaborar, a estrutura necessária e os aspectos da TI que podem servir de suporte. O método usado é a Modelagem, que é composta de uma pesquisa teórica, para definição do constructo adaptado inicial, e um estudo de campo para validação prática, que, para esta pesquisa, foi realizada junto aos Departamentos da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Os resultados obtidos apresentam oportunidades de reflexão quanto à gestão colaborativa de projetos públicos e confirmam que aspectos organizacionais e comportamentais são relevantes para entender melhorias geradas por uso de TI por equipes de projeto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construçao civil - Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edificios publicos | - |
Título: dc.title | Aplicação de modelo de colaboração apoiada por tecnologia da informação para projetos de construção civil na Prefeitura de São José dos Pinhais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: