Identidade cultural e imagem turística projetada da Cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBahl, Miguel, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Programa de Pós-Graduaçao em Geografia-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Daniela Sottili-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:03:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:03:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30030-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30030-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho discutiu-se sobre a identidade cultural de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, e a imagem turística projetada por sua municipalidade, tendo como objetivo principal verificar qual era a identidade cultural da cidade, uma vez que se trabalhou com a tese de que a cidade de Campo Grande não possuía uma identidade cultural evidenciada. Foi realizado um estudo qualitativo e para tal fez-se uso da teoria das Representações Sociais; o método de coleta utilizado foi o da entrevista estruturada e o método de análise dos dados foi o do Discurso do Sujeito Coletivo A representação populacional foi constituída por residentes urbanos de Campo Grande, dividida em dois grupos assim denominados: população comum e autoridades, compostos apenas pelos indivíduos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos por esta tese, e como método adotou-se o de saturação. Os dados obtidos na pesquisa de campo demonstraram que a identidade cultural de Campo Grande, percebida por ambos os grupos investigados, é múltipla, sendo que os grupos a relacionaram principalmente ao conjunto do Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes e Avenida Afonso Pena. Observa-se ainda que o grupo da população comum também relacionou a identidade cultural campo-grandense ao aspecto cultural, por meio dos prédios históricos, sobretudo os localizados na Rua 14 de Julho, enquanto o grupo da população de autoridades a relacionou também ao aspecto da miscigenação cultural. O grupo da população comum relacionou a imagem turística projetada de Campo Grande principalmente ao conjunto do Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes e Avenida Afonso Pena, e ainda como sendo corredor turístico para o interior do Estado. Já o grupo de autoridades a relacionou especialmente ao turismo de eventos e de negócios, e também ao conjunto do Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes e Avenida Afonso Pena. Diante desses resultados considera-se que a imagem turística projetada de Campo Grande, por seus gestores municipais, na atualidade, possui em parte relação com sua identidade cultural apontada pelas representações sociais de ambos os grupos investigados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento regional-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCapitais (Cidades)-
Título: dc.titleIdentidade cultural e imagem turística projetada da Cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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