"Telejornalismo e eleições" : o enquadramento dos candidatos a prefeito de Curitiba nos telejornais locais nas eleições de 2012

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Autor(es): dc.contributorSomma Neto, João, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Autor(es): dc.creatorKurovski, Alexandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:33:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:33:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30021-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Somma Neto-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 06/03/2013-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 81-83-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar os enquadramentos adotados por dois telejornais curitibanos ao retratar os candidatos a prefeito da capital durante o primeiro turno das eleições de 2012. A análise se concentra nas edições dos telejornais Bom dia Paraná - veiculado pela Rede Paranaense de Televisão (RPC), afiliada a Rede Globo - e Paraná no Ar - da Rede Independência de Televisão (RIC), afiliada a Record. Foram estudados os telejornais exibidos entre os dias 10 de julho e 5 de outubro de 2012, que compreende o período de campanha para o primeiro turno das eleições na capital paranaense e as entrevistas concedidas pelos candidatos em outros telejornais das referidas emissoras. Para a fundamentação teórica, a pesquisa se baseia nos conceitos de comunicação política de Miguel (2002), Maia (2004), Rubim (2000, 2004), Sartori (1989), Weber (2004) e Wolton (2005); enquadramento e agendamento de atributos de Porto (1993-2004), McCombs (2009), Lippmann (1976), além de Aldé (2004) e Bourdieu (1997) nas considerações sobre a televisão. Trabalhamos com a hipótese de que a cobertura dos telejornais privilegia determinados candidatos em detrimento de outros e que as eleições recebem grande destaque dos noticiários televisivos nesse período que antecede o pleito, o que não se confirma. Embora seja constatada a baixa ocorrência de menções e aparições dos candidatos a prefeito, foram identificadas diferenças significativas entre os produtos das duas emissoras analisadas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aims to analyze the framings adopted by two curitibanos TV newscasts portray the candidates for mayor of the capital during the first round of the 2012 elections. The analysis focuses on the issues of Bom Dia Paraná - aired by Rede Paranaense of Television (RPC), an affiliate Rede Globo - and Paraná No Ar - of Rede Independencia of Comunicação (RIC), affiliated to Record. Was studied the newscasts shown between 10 July and 5 October 2012, comprising the campaign period for the first round of elections in Curitiba and the interviews given by candidates in other TV newscasts in the same stations. For the theoretical background, the research is based on the concepts of political communication Miguel (2002), Maia (2004), Rubim (2000, 2004), Sartori (1989), Sartori (1989), Weber (2004) and Wolton (2005 ); framing and scheduling attributes of Porto (1993-2004), McCombs (2009), Lippmann (1976), and Aldé (2004) and Bourdieu (1997) in consideration of the television. We hypothesized that the TV news coverage favors certain candidates over others and that elections are given great prominence of television news in the period preceding the election, which is not confirmed. Although the observed low frequency of mentions and appearances of the candidates for mayor, significant differences were identified between the products of the two stations analyzed.-
Formato: dc.format105f. : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEleiçoes - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectTelejornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectCandidatos políticos-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na política-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Título: dc.title"Telejornalismo e eleições" : o enquadramento dos candidatos a prefeito de Curitiba nos telejornais locais nas eleições de 2012-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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