
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dudeque, Norton, 1958- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Aluísio Coelho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30005 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30005 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Norton Dudeque | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 20/02/2013 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 86-88 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho apresenta uma perspectiva analítica em torno de algumas composições para violão solo do compositor brasileiro Sérgio Assad. Essa perspectiva analítica é embasada em uma teoria derivada da linguística textual, conhecida como intertextualidade. Portanto, foram selecionadas algumas obras do compositor em questão, com o objetivo de comparar excertos retirados delas com excertos de obras de outros compositores, que mostraram, de alguma maneira, relações de dialogismo, e consequentemente, de intertextualidade. Esses compositores foram Heitor Villa-Lobos, Leo Brouwer, Edino Krieger, Garoto e Tom Jobim. Além de fazer essa comparação com as obras dos compositores mencionados, também será apresentada uma comparação com gêneros da música popular brasileira e com a forma sonata clássica. O objetivo é encontrar elementos composicionais inseridos nessas obras de Sérgio Assad que possam afirmar uma estética híbrida para o compositor, ou uma relação de influência entre gêneros e compositores de múltiplos estilos. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation presents an analytical perspective around a few guitar solo compositions by Sergio Assad. This analytical perspective is grounded in a theory derived from linguistic theory, known as intertextuality. Therefore, we selected some of Assad's works for guitar, aiming to compare these works with others by different composers such as Heitor Villa-Lobos, Leo Brouwer, Edino Krieger, Garoto and Tom Jobim in order to illustrate a relationship of dialogism. In addition, it is also presented a comparison between genres of Brazilian popular music and the classical sonata form. The purpose is to find compositional elements embedded in Assad's works that may corroborate his hybrid aesthetic and relationship of influence between genres and composers of different musical styles. | - |
| Formato: dc.format | 58f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assad, Sergio Simão, 1952- | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música para violão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Composição (Música) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musica | - |
| Título: dc.title | A música para violão de Sérgio Assad : um panorama composicional através da análise intertextual | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: