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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Yampolschi, Roseane | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Cleise Benjamim Lemos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:06:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:06:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/29995 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29995 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta dissertação a autora se propõe a compor um ciclo de canções inéditas, para violino, soprano e piano, Expressões de vida e morte, escritas a partir da técnica de planos sonoros baseada em concepções e procedimentos composicionais de Olivier Messiaen. Nesse ciclo destaca-se o uso da técnica de construção de planos sonoros percebida na obra do compositor francês. Esta técnica é ompreendida como uma expansão dos princípios contrapontísticos, um contraponto de camadas de som. Para o nosso propósito nesta dissertação, então, tornou-se relevante o estudo da contextualização da linguagem musical de Messiaen e uma compreensão das concepções do compositor que nortearam o desenvolvimento da sua linguagem. Assim, a partir do quadro que antecede a linguagem musical de Messiaen e do contexto em que esta se desenvolve, da formação educacional e musical do compositor evidenciam-se dois conceitos importantes: a concepção de melodia de Messiaen e o conceito de representação. Estes conceitos, por sua vez, interferem na técnica de organização de alturas de Messiaen e então, na efetuação dos planos sonoros. Desse modo, o estudo da organização de alturas em Messiaen torna-se uma ferramenta necessária à consecução da composição. Na análise e reflexão estética do ciclo de canções, última abordagem do trabalho, se manifesta a importância dos conceitos de melodia e representação na prática da composição e do uso dos gestos e motivos – opção de construção da forma interna do ciclo de canções e, portanto, de seu correlato estético: a efetuação de planos sonoros em Expressões de vida e morte. O presente trabalho se justifica pelo empreendimento de criação musical, realizado em parte com base em uma tradução poética de conceitoschave que pertencem ao universo musical de Messiaen e em técnicas composicionais contemporâneas. Assim, se estabelece uma comunicação em cadeia, uma resposta que se lança à obra do compositor francês. | - |
Formato: dc.format | application/pdf application/zip | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo (Musica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composição (Musica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canções | - |
Título: dc.title | Expressões de vida e de morte | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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