Expressões de vida e de morte

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Autor(es): dc.contributorYampolschi, Roseane-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Cleise Benjamim Lemos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:06:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:06:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/29995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29995-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nesta dissertação a autora se propõe a compor um ciclo de canções inéditas, para violino, soprano e piano, Expressões de vida e morte, escritas a partir da técnica de planos sonoros baseada em concepções e procedimentos composicionais de Olivier Messiaen. Nesse ciclo destaca-se o uso da técnica de construção de planos sonoros percebida na obra do compositor francês. Esta técnica é ompreendida como uma expansão dos princípios contrapontísticos, um contraponto de camadas de som. Para o nosso propósito nesta dissertação, então, tornou-se relevante o estudo da contextualização da linguagem musical de Messiaen e uma compreensão das concepções do compositor que nortearam o desenvolvimento da sua linguagem. Assim, a partir do quadro que antecede a linguagem musical de Messiaen e do contexto em que esta se desenvolve, da formação educacional e musical do compositor evidenciam-se dois conceitos importantes: a concepção de melodia de Messiaen e o conceito de representação. Estes conceitos, por sua vez, interferem na técnica de organização de alturas de Messiaen e então, na efetuação dos planos sonoros. Desse modo, o estudo da organização de alturas em Messiaen torna-se uma ferramenta necessária à consecução da composição. Na análise e reflexão estética do ciclo de canções, última abordagem do trabalho, se manifesta a importância dos conceitos de melodia e representação na prática da composição e do uso dos gestos e motivos – opção de construção da forma interna do ciclo de canções e, portanto, de seu correlato estético: a efetuação de planos sonoros em Expressões de vida e morte. O presente trabalho se justifica pelo empreendimento de criação musical, realizado em parte com base em uma tradução poética de conceitoschave que pertencem ao universo musical de Messiaen e em técnicas composicionais contemporâneas. Assim, se estabelece uma comunicação em cadeia, uma resposta que se lança à obra do compositor francês.-
Formato: dc.formatapplication/pdf application/zip-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Palavras-chave: dc.subjectTempo (Musica)-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Musica-
Palavras-chave: dc.subjectComposição (Musica)-
Palavras-chave: dc.subjectCanções-
Título: dc.titleExpressões de vida e de morte-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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