
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Cicero Aparecido | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Veronezi, Anderson Rogério Capuzi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/29987 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29987 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Na educação a palavra gestão vem ganhando corpo com a mudança de paradigma que a área vem vivendo. Neste contexto, os sistemas de informação têm apresentado grandes resultados em se tratando de apoiar o processo de gestão nas empresas, principalmente por meio dos ERPs. Os sistemas ERP são os sistemas integrados de gestão mais bem sucedidos no ambiente empresarial. Optou-se por adotá-los como um referencial do sucesso dos sistemas de informação como apoio a gestão nas organizações, por meio das vantagens de sua utilização. Posto isso, o presente estudo buscou verificar se as vantagens apontadas pelos autores e empresas especializadas no desenvolvimento de ERPs são observadas pelos usuários no ambiente educacional das instituições privadas de ensino profissionalizante e superior do estado do Paraná. Trata-se de um estudo descritivo e foi realizado no período de fevereiro a novembro de 2012 com 91 instituições de ensino, de um total de 518 no estado. De forma geral a pesquisa mostra que as mesmas vantagens da utilização de ERPs apontadas pela literatura e pelas empresas desenvolvedoras são verificadas no contexto educacional, assim como foram observadas diferentes correlações entre as variáveis estudadas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de recuperação da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Planejamento estratégico - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Título: dc.title | A percepção dos usuários quanto às vantagens dos sistemas de gestão nas instituições de ensino | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: