Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Flavio de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico | - |
Autor(es): dc.creator | Silva junior, Walcir Soares da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:01:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:01:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/29983 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29983 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo estimar o efeito do ensino infantil no desempenho dos alunos no ensino básico no Brasil, utilizando dados do Prova Brasil 2011. Supondo um problema de seleção por observáveis na escolha dos pais entre colocar ou não seus filhos no ensino infantil, será utilizada uma metodologia de pareamento, a saber, Propensity Score Matching, que tem por objetivo encontrar um grupo ideal de comparação. Para estimar o efeito do ensino infantil na nota do 5º e 9º anos controlando para características que estão ligadas ao desempenho, ainda serão estimadas regressões por Mínimos Quadrados Ponderados pelo Propensity Score. Foram encontrados efeitos positivos e significativos nas notas de 5º e 9º anos para os alunos que iniciaram seus estudos no ensino infantil, creche e pré-escola, com ambas as metodologias, atualizando e corroborando as evidências disponíveis de que o ensino infantil pode melhorar a qualidade da educação, quando desenvolve habilidades que impactam no desempenho dos alunos mais tarde. Por fim, um cálculo de retorno econômico mostra um resultado positivo para investimentos no ensino infantil, o que pode ser considerado um resultado subestimado, já que os retornos sociais da educação também podem ser muito altos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e desenvolvimento economico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças - Investimentos - Brasil | - |
Título: dc.title | Evidências da relação entre investimentos em educação infantil e a performance do aluno no ensino básico no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: