Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Flávio de Oliveira, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Junior, Walcir Soares da, 1987- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:44:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:44:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/29983 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29983 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Flávio de Oliveira Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa: Curitiba, 14/03/2013 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 63-67 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo estimar o efeito do ensino infantil no desempenho dos alunos no ensino básico no Brasil, utilizando dados do Prova Brasil 2011. Supondo um problema de seleção por observáveis na escolha dos pais entre colocar ou não seus filhos no ensino infantil, será utilizada uma metodologia de pareamento, a saber, Propensity Score Matching, que tem por objetivo encontrar um grupo ideal de comparação. Para estimar o efeito do ensino infantil na nota do 5º e 9º anos controlando para características que estão ligadas ao desempenho, ainda serão estimadas regressões por Mínimos Quadrados Ponderados pelo Propensity Score. Foram encontrados efeitos positivos e significativos nas notas de 5º e 9º anos para os alunos que iniciaram seus estudos no ensino infantil, creche e pré-escola, com ambas as metodologias, atualizando e corroborando as evidências disponíveis de que o ensino infantil pode melhorar a qualidade da educação, quando desenvolve habilidades que impactam no desempenho dos alunos mais tarde. Por fim, um cálculo de retorno econômico mostra um resultado positivo para investimentos no ensino infantil, o que pode ser considerado um resultado subestimado, já que os retornos sociais da educação também podem ser muito altos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to estimate the effect of early childhood education on student performance in basic education in Brazil, using data from Brazil Exam 2011. Assuming a selection problem for the observable parental choice between placing or not their children in kindergarten, a methodology will be used for pairing, namely propensity score matching, which aims to find an ideal comparison group. To estimate the effect of early childhood education in the 5th grade and 9th grade controlling for characteristics that are linked to performance, yet be estimated by least squares regressions weighted by propensity score. We found significant positive effects on grades of 5 and 9 years for students who began their studies in early childhood education, child care and preschool, with both methodologies, updating and confirming the available evidence that early childhood education can improve the quality education, while developing skills that impact on student performance later. Finally, a calculation of economic return shows a positive result for investments in early childhood education, which can be considered a result underestimated, since the social returns to education can also be very high. | - |
Formato: dc.format | 79f : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico - Efeito da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças - Investimentos de capital - Brasil | - |
Título: dc.title | Evidências da relação entre investimentos em educação infantil e a performance do aluno no ensino básico no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: