Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soethe, Paulo Astor, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Chaves, Giovanna Lorena Ribeiro, 1983- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:13:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:13:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/29946 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29946 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Paulo Astor Soethe | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 21/11/2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls.97-100 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos linguísticos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Objeto de estudo do presente trabalho são os cursos base de língua alemã oferecidos pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, a alunos do Curso de Letras com habilitações em Alemão. Por meio de entrevistas com os respectivos docentes e de pesquisa com documentos pretende-se conhecer o processo de ensino da língua estrangeira, bem como a estrutura do curso de Letras em geral, dos cursos específicos de Língua Alemã e seus objetivos. Os alunos dos cursos base de Alemão também participaram da pesquisa, por meio de questionário que tem por fim traçar o perfil dos estudantes e coletar suas opiniões em relação aos cursos. Esses mesmos alunos realizaram um teste de conhecimentos gramaticais da língua alemã. Com os dados levantados são apresentados tanto o processo de ensino da língua e seu contexto quanto uma parte de seu resultado, ou seja, o conhecimento gramatical adquirido pelos estudantes. Por fim é feita análise de uma parcela dos resultados do teste gramatical a fim de se identificarem pontos fortes e pontos fracos do processo de ensino e aprendizagem da língua Alemã dos cursos base na UFPR. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Untersuchungsobjekt der Arbeit ist der Basis-Deutschsprachkurs, der die Abteilung "Moderne Fremdsprachen" an der Bundesuniversität von Paraná in Curitiba für Studiengänge im Bereich Deutsch anbietet. Durch Interviews mit Dozenten der Deutschabteilung und Dokumentenuntersuchung wurden sowohl der Prozess der Sprachvermittlung, als auch die Struktur und Zielsetzungen des Studiums im allgemein und des Basis-Deutschsprachkurses beschrieben. Studenten des Studiengangs Deutsch haben ihrerseits einen Fragebogen beantwortet, sodass man einen Teilnehmerprofil haben kann und die Ansicht der Studenten über den Basis-Deutschsprachkurs sammeln kann. Die Studenten haben ebenso einen Online-Sprachtest gemacht, der ihre grammatikalischen Sprachkenntnisse messen sollte. Mittels des Ergebnisses der Datenerhebung werden sowohl der Vermittlungsprozess, als auch einen Teil des Resultates dieser Arbeit, d.h., die von den Studenten erworbene Kenntnisse zur deutschen Grammatik vorgestellt. Zum Schluss wird eine detaillierte Analyse der relevantesten Ergebnisse der Sprachtest durchgeführt, somit werden Stärken und Schwächen des Lehrens und Lernens der deutschen Sprache am untersuchten Basis-Deutschsprachkurs an der UFPR indentifiziert. | - |
Formato: dc.format | 111f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua alemã - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua alemã - Curriculos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua alemã - Gramática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Deutsch als Fremdsprache im akademischen Kontext : ein Beitrag im Bereich der Curriculumentwicklung | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: