Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Jair, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Autor(es): dc.creator | Pedroso, Juliana da Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:05:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:05:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/29940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29940 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jair Antonio de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba,06/03/2013 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 104-108 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em razão de o meio ambiente ser um assunto de relevância e tendo em vista que o jornalismo ajuda a construir formas de pensar e agir, o presente trabalho se dedica a investigar o discurso jornalístico. Optando pela mídia de revista, analisou-se quais estratégias são investidas pela revista Planeta para levar informações e conhecimentos aos seus leitores, com o intuito de compreender como o meio ambiente é comunicado. Esta pesquisa utiliza a pragmática, contextualizando-a como uma perspectiva em relação ao uso da linguagem no jornalismo para realização do estudo. O objetivo geral foi verificar quais conteúdos sobre o meio ambiente são oferecidos e como são proporcionados ao público de diálogo da revista. Para a constituição do corpus, foi selecionada uma amostra de 12 edições durante o ano de 2011, a fim de examinar os conteúdos publicados na seção 'Ambiente'. Seguindo a perspectiva teórica de Jacob Mey, a análise foi realizada com base no Princípio da Cooperação e Teoria da Polidez. Os resultados revelam que a maneira indireta é a estratégia encontrada pela revista para comunicar e interagir com o seu público sobre as questões do meio ambiente, com vistas de que estes possam re(pensar) atitudes e comportamentos adotados em relação a preservação do meio em que vivem. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Because the environment is an issue of relevance and a view that journalism helps build ways of thinking and acting, this work is dedicated to investigate the journalistic discourse. Opting for magazine media, analyzed which strategies are invested by Planet magazine to bring information and knowledge to its partners in order to understand how the environment is communicated. This research uses the pragmatic, contextualizing it as a perspective on the use of language in journalism. The overall goal was to verify that content on the environment are offered and how they are provided to the public dialog magazine. To make up the corpus, we selected a sample of 12 issues during the year 2011, in order to examine the contents published in the 'Environment'. Following the theoretical perspective of Jacob Mey, the analysis was performed based on the Principle of Cooperation and Theory of Politeness. The results show that the strategy is indirectly found the magazine to communicate and interact with their public on issues of the environment, in order that they can re(thinking) attitudes and behaviors adopted regarding the preservation of the they live. | - |
Formato: dc.format | 115f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmatica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa e meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Título: dc.title | O discurso jornalístico do meio ambiente pela lente da pragmática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: