Efeitos estruturantes dos investimentos em infraestrutura de transporte rodoviário no Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDiniz Filho, Luis Lopes-
Autor(es): dc.contributorBeyer, Antoine-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Programa de Pós-Graduaçao em Geografia-
Autor(es): dc.creatorMigliorini, Sônia Mar dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:18:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:18:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/29937-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29937-
Descrição: dc.descriptionResumo: A partir da decada de 1950, o transporte rodoviario no Brasil passou a ganhar prioridade absoluta sobre os demais modais e lugar especial nos planos de desenvolvimento nacional. Ha decadas, a justificativa utilizada pelo poder publico nos planos de desenvolvimento do Pais para a expansao da malha viaria ocorre permeada pelo discurso de que elas promovem o desenvolvimento economico das regioes atravessadas, evidenciando certa automaticidade entre investimentos em infraestrutura de transportes rodoviarios e desenvolvimento economico. Do mesmo modo, pesquisas cientificas desenvolvidas no Brasil, que simulam investimentos em infraestrutura de transportes rodoviarios, obtendo projecoes de resultados futuros revelam haver certa correlacao entre investimentos em melhorias em infraestrutura rodoviaria e desenvolvimento regional. No entanto, as pesquisas empiricas, especialmente no dominio da Ciencia Geografica, que visam aferir os efeitos resultantes sobre o desenvolvimento territorial das regioes apos a implantacao de uma rodovia, sao raras ou quase inexistentes. Nesse sentido, esta pesquisa tem como principal objetivo avaliar os efeitos estruturantes da implantacao da rodovia BR-163/Cuiaba-Santarem sobre o desenvolvimento territorial do estado do Mato Grosso. Para tanto, a metodologia utilizada foi o levantamento e analise de bibliografias sobre o tema dos efeitos estruturantes dos transportes rodoviarios bem como a analise dos planos nacionais de desenvolvimento brasileiros e de outras bibliografias que, juntamente com os primeiros, permitiram identificar a importancia dada pelo Governo Federal as rodovias ao longo do processo de planejamento do desenvolvimento do Pais e seus efeitos sobre a espacializacao territorial do desenvolvimento economico. Soma-se a isso, a avalicao de um conjunto de indicadores demografico, economico, social, e fundiario dos municipios do estado do Mato Grosso, por meio da elaboracao de graficos e de cartas tematicas. As cartas tematicas possibilitaram a realizacao da espacializacao e sobreposicao das variaveis entre os municipios do referido Estado, correlacionando o seu desempenho demografico, economico e social, alem da estruturacao fundiaria municipal com a distancia da BR-163. As conclusoes da pesquisa apontam que a BR-163 - situada dentro de um contexto de implementacao de politicas governamentais que visavam estimular a integracao do Estado com o resto do Pais por meio do seu povoamento e desenvolvimento territorial, da atuacao dos agentes privados (colonizadoras) e das acoes dos atores locais - foi de grande importancia para o desenvolvimento das potencialidades existentes no territorio matogrossense. "Cortados" por esta Rodovia estao os municipios que detem os maiores indices demograficos, economico e social, ou seja, os municipios mais populosos, com PIB mais elevado e com melhores indices de IDH-M. "Atravessados" ou proximos a ela estao tambem aqueles que possuem concentracao fundiaria mais alta, contudo, os resultados da pesquisa tambem revelaram que o desenvolvimento dos municipios "cortados" pela BR-163 nao foi uniforme; entre eles, apenas alguns poucos concentram os indices mais elevados dos indicadores selecionados para esta pesquisa, respondendo por boa parte do desempenho demografico, economico e social do Estado. Nesse sentido, os resultados da pesquisa deixaram claro a nao linearidade, ou seja, a nao existencia de efeitos automaticos entre a abertura da rodovia Cuiaba-Santarem e o desenvolvimento territorial do Mato Grosso.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte rodoviario-
Palavras-chave: dc.subjectRodovias-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de transportes-
Título: dc.titleEfeitos estruturantes dos investimentos em infraestrutura de transporte rodoviário no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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