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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Auras, Gladys Mary Teive | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/2984 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/2984 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Auxiliadora Schmidt | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: RESUMO Este estudo se propõe a investigar um conjunto de idéias constitutivas do método de ensino intuitivo ou lições de coisas, que se tornou referência para o sistema educacional público de Santa Catarina entre os anos de 1911 e 1935. A presença destas idéias na documentação educacional do período, bem como a sua permanência como determinada forma de pensar de professoras, numa perspectiva de longa duração, permitiu a construção do conceito de habitus pedagógico. Assim, o conceito de habitus foi tomado não só como produto da interiorização e exteriorização das estruturas objetivas de uma determinada prática, entendida como a síntese do modo com que o/a professor/a assume a forma pela qual produz sentidos e formas de inteligibilidade acerca do ensino escolarizado, mas também e sobretudo foi considerado neste estudo como a expressão das questões que orientaram e organizaram a política educacional no período em que determinadas professoras cursaram a escola normal e exerceram o magistério. Foram privilegiados, além dos depoimentos de ex-normalistas, as fontes documentais referentes ao sistema de ensino catarinense do início do século XX, notadamente aquelas relacionadas à reforma curricular empreendida na Escola Normal Catarinense em 1911 pelo professor paulista Orestes Guimarães, contratado pelo governo do Estado de Santa Catarina para modernizar a instrução pública, adequando-a ao projeto modernizador brasileiro. Inspirada no modelo paulista, na época considerado vanguarda no campo educacional, a reforma orestiana regida sob os princípios do método de ensino intuitivo ou lições de coisas , prometia instaurar uma nova cultura escolar na escola formadora de mestres/as, a qual deveria contribuir para modificar a prática do/a professor/a e da escola primária catarinense, para torná-la adequada a um novo sistema de pensamento sintonizado com os interesses republicanos de formar o cidadão patriota, higienizado, prático, útil à pátria. Formadas e posteriormente exercendo o magistério sob a égide desse método, as professoras entrevistadas revelaram em seus depoimentos problemas escolares comuns e maneiras comuns de abordá-los, uma forma de pensar e de agir na situação de ensino escolarizado, cujos princípios unificadores e geradores - estruturas estruturadas/estruturantes - constituem sinais inequívocos do novo sistema de pensamento que a citada reforma buscou engendrar e cuja base foi o método de ensino intuitivo ou lições de coisas. As memórias de suas práticas e representações acerca do ensino escolarizado revelaram que os princípios do método de ensino intuitivo eivado dos ideais do patriotismo e do higienismo modelaram o seu pensamento sobre a educação escolar, norteando o seu dia-a-dia como professoras. Nessa direção pode-se afirmar que elas vestiram o novo habitus pedagógico como hábitos e estes as fizeram um tipo muito particular de professoras, em conformidade com os esquemas previamente engendrados. | - |
| Formato: dc.format | 290 f. : il. algumas color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intuição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Título: dc.title | Uma vez normalista, sempre normalista : a presença do método de ensino intuitivo ou ligações de coisas na construção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense - 1911-1935) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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