Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Yampolschi, Roseane | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Jerez, Sergio Andres Murillo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:41:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:41:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/29843 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29843 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta o processo criativo de uma peça musical que tem como estratégia de concepção inicial possíveis associações da música com outros domínios perceptivos. A abordagem fenomenológica foi relevante neste processo criativo. Esta abordagem salienta a percepção da realidade como veículo para conformar diversas formas de experiências. Parte-se do princípio de que a percepção das coisas no mundo ou a apreensão de ideias são concebidas por modos de introspecção e não como referências. Considera-se que essas introspecções suscitam e norteiam os diversos processos ou ferramentas que estão relacionadas ao criar compositivo e que são interdependentes de estados mentais, como imagens, sensações, afetos, impressões dentre outras. Deste modo, contempla-se uma aproximação do compor a partir da valorização da percepção, imaginação e dos sentidos e se vislumbra o desenvolvimento de ordens ou estruturas por meio de sensibilidades e sensações, o que possibilita a criação de padrões de imagens, campos imagéticos para compor, criar ou recriar realidades musicais e cognitivas presentes no nosso entorno e em nós mesmos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composição (Musica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção musical | - |
Título: dc.title | O fenômeno da percepção como processo criativo na composição musical | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: