Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rossler, João Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Soler,Vanessa Tramontin da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/29838 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29838 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. João Henrique Rossler | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 30/11/2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 140-146 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Psicologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida como um estudo teórico tem por objetivo responder qual é o papel dos programas televisivos infantis na brincadeira da criança e, consequentemente, no desenvolvimento do psiquismo infantil. A análise será mediada pela produção dos autores da Teoria Histórico-Cultural, em especial Lev Semionovich Vigotski, Alexis Leontiev e Daniil Borisovich Elkonin, principalmente por seus estudos sobre o brincar e o desenvolvimento do psiquismo infantil. Para tanto, será realizada, inicialmente, uma revisão sobre os fundamentos metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e os fundamentos teóricos da formação do indivíduo. Posteriormente, será discorrido sobre o desenvolvimento psíquico na infância e, a seguir, a importância da brincadeira na idade pré-escolar como atividade principal, ou seja, fomentadora e organizadora do desenvolvimento psíquico nesta fase. Por último, analisaremos os aspectos que caracterizam a atividade de assistir televisão, em especial os programas infantis, bem como o seu papel na brincadeira. É possível concluir que estes programas não contêm em si as funções elementares da brincadeira como atividade principal. Contudo, mesmo que não desempenhem o papel de brincadeira, eles contêm elementos das objetivações genéricas em si. Assim, a atividade de assistir televisão na infância deve ser considerada como matéria-prima para a brincadeira, pois permite a apropriação de determinados elementos que regem a vida dos homens; em especial, a sua vida cotidiana, ou seja, as objetivações em si, fomentando o desenvolvimento psíquico da criança em idade pré-escolar. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research, developed as a theoretical study aims to answer what is the role of children's television programs in the child's play activity and hence the development of the child psyche. The analysis will be mediated by the production of the authors of Historical-Cultural Theory in particular, Lev Vygotsky Semionovich, Alexis Leontiev and Daniil Borisovich Elkonin, especially for their studies on playing games and the development of the child psyche. Thus, at first, a review of the methodological foundations of Historical-Cultural Psychology and the theoretical training of the individual will be conducted. Later, will be discoursed about the psychic development in childhood, and then, the importance of playing games in preschool as main activity, in other words, fomenting and organizing psychic development at this stage. Finally, the aspects that characterize the activity of watching television, in particular, children's programs, as well as its role in the games played will be analyzed. It's possible to conclude that these programs do not contain the elementary functions of play as main activity in itself. But even though that do not have the role of play, they bring elements of generic objectivations in itself, in other words, the activity of television watching in childhood should be considered as raw material for the play, because it allows the appropriation of certain elements governing men's lives; in particular, their everyday life, in other words, objectivations in itself, thus promoting the mental development of the child in preschool age. | - |
Formato: dc.format | 146f. : il. , grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Televisão - Programas para crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Título: dc.title | Considerações sobre o papel dos programas televisivos infantis na brincadeira da criança e no desenvolvimento do psiquismo infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: