Políticas de educação superior a distancia e os pressupostos para formação de professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZainko, Maria Amelia Sabbag-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao-
Autor(es): dc.creatorVesce,Gabriela Eyng Possolli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:35:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:35:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/29798-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29798-
Descrição: dc.descriptionResumo: A temática central desta Tese de Doutorado do Programa de pós-graduação em Educação da UFPR, linha de Políticas Educacionais, é a Formação Superior de Professores na Educação a Distância. Trazendo como problema a seguinte questão: Como a modalidade EaD se insere na formação superior de professores e quais seus pressupostos formativos fundamentais? Pontua-se que o processo de elaboração da presente Tese esteve vinculado ao projeto Observatório da Educação Superior CAPES em que a autora, sua professora orientadora, doutorandos, mestrandos, graduandos, professores de escolas públicas, professores da UFPR e de outras IES públicas e privadas, desenvolveram pesquisas sobre a formação de professores no Paraná. Baseando-se no tema e problema definiu-se como objetivo geral: Propor pressupostos formativos para compreender e atuar na formação de professores a distância. Como guias estruturantes do texto e que estabelecem um caminho para atingir o objetivo geral proposto foram definidos cinco objetivos específicos: 1- Definir um panorama geral da Educação Superior no Brasil buscando tendências que possam auxiliar no entendimento da Formação de Professores no Presencial e na EaD; 2- Conhecer as Políticas de EaD no Brasil e seu processo histórico de constituição; 3- Entender as bases conceituais como categorias importantes para se pensar a EaD na educação superior e na formação de professores; 4- Analisar relatos institucionais sobre como os gestores das Licenciaturas da UAB percebem as categorias estudadas em seu modelo de EaD. A modalidade de pesquisa empregada é a explicativa de abordagem qualitativa, sem dispensar a contribuição de dados quantitativos. O panorama da Educação Superior pós-LDB 1996 e a compreensão dos desafios enfrentados, as bases conceituais que fundamentam a Educação Superior na modalidade a distância no contexto das tecnologias de informação e comunicação, a análise documental das políticas de EaD e das informações obtidas com os questionários aplicados em IES participantes da UAB no Paraná constituem os quatro elementos significativos para compreensão de como a EaD tem sido utilizada na Formação de Professores. A coleta de dados se deu por meio de questionários e o tratamento de dados se deu pela abordagem qualitativa, entendendo que no processo de pesquisa qualitativa são básicas a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados. A relevância educacional e científica da presente tese reside na atualidade da proposta e na necessidade crescente de se realizar pesquisas científicas aprofundadas com a finalidade de estabelecer relações entre a modalidade de educação a distância e a formação superior de professores, focando como resultados, especificamente: 1. O cenário educacional pós LDB 1996, enquanto momento histórico de surgimento da EaD; 2. A evolução das políticas de EaD no Brasil e a regulamentação dessa modalidade para a educação superior; 3. A UAB como uma prática relevante de EaD para as IES públicas; 4. As categorias relevantes para a organização da EaD na educação superior e na formação superior de professores: globalização e neoliberalismo; tecnologia e determinismo tecnológico; ciberespaço e ambientes virtuais de aprendizagem; materiais didáticos; tutoria e pólos de apoio presencial.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Politicas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Aberta do Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades publicas-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades particulares-
Título: dc.titlePolíticas de educação superior a distancia e os pressupostos para formação de professores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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