Uma teia de ações no processo de organização da inspeção do ensino no Paraná (1854-1883)

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Autor(es): dc.contributorSouza, Gizele de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:57:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:57:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/29788-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29788-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação tem como objetivo geral investigar a organização da inspeção do ensino no Paraná por meio dos seus sujeitos, na segunda metade do século XIX, entre os anos de 1854 a 1883. Em 19 de dezembro de 1853 ocorre oficialmente a emancipação do Paraná como comarca da província de São Paulo sendo nomeado, meses depois, o primeiro Inspetor Geral de Instrução Pública da província paranaense, Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá, tendo como responsabilidade inicial organizar as mudanças na estrutura da inspeção do ensino. Em 1883 foi publicado o Regulamento do Ensino Obrigatório, que inseriu a Superintendência do Ensino Obrigatório na estrutura da inspeção, ocasionando uma reformulação nas funções dos inspetores, que passaram a dividir o espaço com os superintendentes de ensino. No decorrer desses vinte e nove anos entre a indicação do primeiro inspetor geral e a reformulação da estrutura da inspeção, vinte e cinco sujeitos passaram pela direção da inspetoria de instrução pública paranaense, sendo Moysés Marcondes de Oliveira e Sá, filho de Jesuíno, um deles. Voltando o foco para os diferentes sujeitos que organizaram a estrutura da inspeção e instrução pública primária durante esse período (professores, inspetores, presidentes da província), é possível identificar algumas ideias que orientavam as reformas da inspeção no campo da instrução pública primária e o que circulava em jornais da província sobre a inspeção, bem como perceber indícios de representação da infância nos documentos trocados pela inspetoria. As fontes utilizadas foram: legislação educacional, relatórios de presidentes, inspetores e professores, comunicações governamentais, jornais e cartas da família Marcondes. No primeiro capítulo, buscou-se compreender as ações dos inspetores gerais e presidentes da província, por meio de propostas e reformas para o ensino, e o impacto dessas ideias na organização da instrução pública primária. No capítulo seguinte, o escopo foi perceber que países e referências os inspetores gerais e presidentes de província elegem para corroborar as suas proposições para a instrução pública primária. No terceiro capítulo, a intenção recaiu em identificar a atuação dos Conselhos de Instrução, que compunham a estrutura da inspeção do ensino paranaense, bem como perceber as representações sobre a infância nos documentos trocados entre professores, inspetores e presidentes de província.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleUma teia de ações no processo de organização da inspeção do ensino no Paraná (1854-1883)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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