Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barra, Eduardo Salles de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/29751 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29751 | - |
Descrição: dc.description | Apresentação e notas: Eduardo Salles de Oliveira Barra, Daniel Laskowski Tozzini, Luiz Felipe Sigwalt de Miranda, Daniel Humberto Couso e Marcos Vinícius Brzowski. | - |
Descrição: dc.description | Nota sobre esta edição: o texto a seguir é uma tradução de “The Function of Dogma in Scientific Research”, publicado originalmente em 1963, na coletânea Scientific Change organizada por A. C. Crombie. A versão em português aqui publicada é de autoria de Jorge Dias de Deus e veio a público originalmente na coletânea organizada pelo próprio tradutor com o título A crítica da ciência: sociologia e ideologia da ciência, publicada em 1979, pela Editora Zahar. Nesta publicação, foram suprimidas as notas do autor na edição original e na tradução em português, e foram acrescentadas outras notas com objetivo exclusivamente didático. Agradece os a Jorge Dias de Deus pela cessão dos direitos da sua tradução para esta publicação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Traduzindo: textos filosóficos na sala de aula;2 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paradigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revolução científica | - |
Título: dc.title | A função do dogma na investigação científica, de Thomas Kuhn | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: