Ensaios em instituições e desenvolvimento

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Autor(es): dc.contributorMeirelles, Jose Gabriel Porcile-
Autor(es): dc.contributorBittencourt, Mauricio Vaz Lobo, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico-
Autor(es): dc.creatorCostantini, Jaime Jordan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:09:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:09:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/29715-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29715-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta tese se divide em três ensaios, os quais investigam: (a) As relações que existem entre democracia e desenvolvimento econômico na base do pensamento de Roberto Campos; (b) Os efeitos da instabilidade política no nível do investimento; e (c) Como a volatilidade e tendência dos termos de troca influenciam na acumulação de capital humano em um país em desenvolvimento que exporta matérias primas. De acordo com o pensamento de R. Campos, um país em desenvolvimento como o Brasil deve aceitar certo grau de autoritarismo nas fases finais da industrialização para atingir a modernidade. Dois conceitos são importantes no pensamento de R. Campos. Modernidade e modernização. A modernidade é sinônimo de desenvolvimento com altos níveis de democracia. A modernização é um processo que gera instabilidade política. Por tanto, de acordo ao pensamento de R. Campos, para atingir a modernidade se requer ciclos autoritários de governo. Para testar essa hipótese utilizamos as técnicas de séries de tempo de longa duração e relacionamos níveis de autoritarismo e democracia com modernização, representada por seu nível de renda. Os resultados desse trabalho são os seguintes: (a) O autoritarismo pode gerar modernização, mas finalmente não modernidade; (b) Os choques externos da economia são a fonte das mudanças políticas que permitiram formas mais amplas de modernização; e (c) As tendências de democratização em escala regional na America Latina foram positivos para o processo de democratização do Brasil. Para avaliar os efeitos da instabilidade política no Brasil se define e constrói um indicador da instabilidade política para o Brasil. Este indicador está baseado em uma vasta literatura que existe sobre o assunto. Desenvolve-se um modelo dinâmico para explicar as decisões de investimento dos empreendedores do Brasil. Ao introduzir este indicador de instabilidade política, se obtém as seguintes conclusões: (a) A instabilidade política tem efeitos no investimento de curto prazo; (b) Os períodos de instabilidade política no Brasil foram de curta duração; (c) A instabilidade política não tem efeitos no longo prazo. A primeira etapa para analisar a relação que existe entre acumulação de capital humano e termos de troca se desenvolve com um modelo de crescimento econômico endógeno do tipo learning by doing, onde os termos de troca são endógenos. Demonstra-se que uma queda dos termos de troca reduz a acumulação de capital humano. No trabalho empírico, com um painel de dados de 80 países industrializados e em desenvolvimento se estabelecem as seguintes conclusões: (a) as variações das relações de troca influenciam notadamente e negativamente na acumulação nos países em desenvolvimento; e (b) o comportamento rent-seeking não pode ser atribuído como um elemento explicativo da debilidade de acumulação de capital humano para a generalidade dos países em desenvolvimento com abundância de recursos naturais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento econômico-
Palavras-chave: dc.subjectCapital humano-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil - Politica e governo-
Título: dc.titleEnsaios em instituições e desenvolvimento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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