Comercialização de energia elétrica na visão do consumidor potencialmente livre

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Autor(es): dc.contributorLourenço, Elizete Maria-
Autor(es): dc.contributorMorozowski Filho, Marciano-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Elétrica-
Autor(es): dc.creatorSouza, Helen Paula Dutra de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:56:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:56:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/29700-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29700-
Descrição: dc.descriptionResumo: No atual mercado brasileiro de energia elétrica existe a possibilidade de escolha do fornecedor de energia pelos consumidores livres, bem como regras e regulamentações a serem seguidas pelos agentes do setor. Os ambientes de mercado em vigor estão divididos em cativo e livre e permitem contratações diferenciadas, com a possibilidade de que os consumidores possam optar por um ambiente mais competitivo na busca por benefícios estratégicos e econômico-financeiros. Esse estudo tem como foco o consumidor potencialmente livre e busca esclarecer o funcionamento e as opções desses ambientes de mercado. Nesse sentido, foi escolhida a técnica de Dinâmica de Sistemas para o estudo das relações entre as principais variáveis que impactam nessa contratação e para uma modelagem ampla da comercialização de energia. São mostradas as regras, os possíveis riscos econômicos, suas opções no mercado, funcionalidades da operação e benefícios sob a ótica desse potencial consumidor. A técnica proposta é composta por um modelo estruturado do problema de comercialização de energia, que visa orientar as decisões de investimento por parte do consumidor com uma avaliação ampla do mercado energético. A ferramenta computacional desenvolvida permite ao consumidor avaliar a decisão econômica sobre sua migração entre os ambientes de mercado. Os resultados obtidos, com simulações e testes, permitem não apenas validar a modelagem proposta, mas também comprovam os benefícios dessas avaliações sistêmicas como estratégia de contratação no mercado atual.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica - Comercialização-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia eletrica - Consumo-
Título: dc.titleComercialização de energia elétrica na visão do consumidor potencialmente livre-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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