Educação com enfoque ciência, tecnologia e sociedade - CTS - nas diretrizes curriculares de física do Estado do Paraná

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Autor(es): dc.contributorCamargo, Sergio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorRoehrig, Silmara Alessi Guebur-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:14:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:14:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/29677-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29677-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre como os pressupostos da Educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) se configuram no contexto das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE/PR) da disciplina de Física. O objetivo é compreender como esta vertente do Ensino de Ciências foi considerada na construção do documento curricular paranaense, no sentido de identificar se esteve presente nas discussões que permearam o processo de elaboração do texto e como era considerada pelos coordenadores e técnicos diretamente envolvidos com a equipe de Ensino de Física da Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Como fundamentação teórica, utilizamos Cerezo (1998) e Bazzo et al. (2003) para a caracterização do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade e o campo dos estudos CTS; Ziman (1980) e Aikenhead (1994), entre outros, por sua contribuição para a constituição do campo da Educação Científica com enfoque CTS, além de Chassot (2011) e Santos e Auler (2011), entre outros autores brasileiros, que contribuíram para a consolidação desta linha de pesquisa no Brasil. A constituição dos dados ocorreu a partir da pesquisa documental, sendo objetos da análise os documentos curriculares da disciplina de Física já publicados no Paraná (PARANÁ, 1993; 2006; 2008), além de entrevistas com sujeitos que estiveram envolvidos no processo de elaboração do texto, tal como técnicos e coordenadores da SEED/PR, além de outros que participaram indiretamente, como consultor externo e leitor crítico. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011), que auxiliou no processo de constituição das categorias de análise, tais quais: enfoque na aplicação da ciência, interdisciplinaridade, enfoque histórico, enfoque filosófico, enfoque sociológico, problematização, contextualização, tomada de decisões, currículo orientado no aluno, formação crítica/cidadania, outras vertentes do Ensino de Física e aspectos políticos nas decisões curriculares. Como resultados, apontamos que dentre estas doze dimensões que podem remeter a um trabalho com as relações CTS, algumas são contempladas no documento estudado (enfoque na aplicação da ciência, enfoque histórico, enfoque filosófico, enfoque sociológico e formação crítica/cidadania), outras são contempladas, porém com concepções que não convergem para uma Educação com enfoque CTS (interdisciplinaridade, problematização e contextualização), e há ainda aquelas que não estão presentes no documento (tomada de decisões e currículo orientado no aluno). Além destes aspectos, percebemos que houve uma preocupação em incluir diversas vertentes, mas a Educação com enfoque CTS em si não é explicitamente mencionada. Dentre os motivos que influenciaram tal posicionamento estão questões de ordem política, que influenciaram na configuração final do texto das DCE/PR na medida em que alguns encaminhamentos contrários às concepções da equipe gestora foram ignorados. Desta forma, apesar de contemplar algumas das dimensões CTS, as DCE/PR de Física não foram constituídas com a intenção de promover trabalhos que envolvam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade nas escolas públicas do Estado do Paraná.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Curriculos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de segundo grau-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Título: dc.titleEducação com enfoque ciência, tecnologia e sociedade - CTS - nas diretrizes curriculares de física do Estado do Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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