
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kuenzer, Acácia Zeneida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Elisabeth Christmann, 1950- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1996 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/29517 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29517 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Acacia Zeneida Kuenzer | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A dissertação tem por objetivo fazer uma análise crítica da educação ambiental na sua institucionalização histórica e nas suas implicações teóricas e sociais. Essa análise inicia-se com a leitura dos documentos oficiais das principais conferências e encontros internacionais que deram origem à educação ambiental, desde a Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente Humano. Estocolmo. 1972. até a Conferência Internacional sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento na cidade do Rio de Janeiro. 1992. A constatação histórica do modo como a sociedade, através de organismos internacionais como a UNESCO. reivindicou a necessidade da educação ambiental e a sua relação com o contexto politico. económico e social, onde as suas finalidades e objetivos foram definidos, possibilitou a delimitação das bases teóricas que dão sustentação à educação ambiental, as quais foram criticamente analisadas. Das implicações teóricas e sociais necessárias à compreensão e prática da educação ambiental, très aspectos são destacados: as concepções de natureza, os movimentos ecológicos, as representações de meio ambiente e o conceito de ecologia. As categorias de totalidade e de interdependência marcaram metodologicamente o trabalho. Esses elementos temáticos, tomados como suporte crítico, tomaram-se reguladores para a análise dos equívocos na prática da educação ambiental. Nesse sentido, a reflexão crítica da prática educacional no seu conjunto é indispensável para a apreensão do significado da educação ambiental e dos seus pressupostos epistemológicos. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: We aim to critically analyse environmental education in its historical institutionalization and its theoretical and social implications. We start by reading official documents about the main conferences and international meetings which led to environmental education, from the World Conference about Human Environment in Sthocolm in 1972 until the International Conference about Environment and Development in Rio de Janeiro in 1992. The historical data about society collected by international institutions such as UNESCO emphasized how much environmental education is needed and its relationship with the political, economical and social context in which its goals are set: as a consequence its theoretical goals have been critically analysed. From the theoretical and social implications to environmental education understanding and practice, we emphasize the following aspects: nature concept, ecological movements, environmental representation and ecology concept. Interdependence and totality marked our research methodologically. These topic elements, which were our critical support, became the regulators o f the analysis of the mistakes in environmental education practice. Summing up. a critical reflection of educational practice as a whole is unavoidable if one intends to catch the meaning of environmental education and its epistemological presupposition. | - |
| Formato: dc.format | 140 f. ; 30 cm. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Educação ambiental : evolução histórica, implicações teóricas e sociais: uma avaliação crítica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: