Experiências de fluxo na educação musical

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Rosane Cardoso de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorStocchero, Mariana de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:03:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:03:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/29361-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29361-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa trata do tema Motivação na Educação Musical e teve por objetivo investigar as relações entre os tipos de atividades musicais e os níveis de envolvimento dos alunos, que favorecem a aprendizagem em sala de aula, tendo como referencial teórico a Teoria do Fluxo de Mihalyi Csikszentmihalyi. O fluxo, também chamado de experiência ótima, é um estado mental e emocional caracterizado por um profundo envolvimento em uma atividade, em que a percepção de metas e desafios é compatível com os níveis de habilidade do indivíduo, obtendo profunda concentração e gerando grande prazer. Para tanto, como delineamento metodológico, optou-se pela pesquisa quase-experimental. A coleta dos dados foi realizada com 12 crianças de 8 e 9 anos de idade, pertencentes ao 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola de ensino básico particular de Curitiba/PR. Durante 5 aulas, atividades musicais que contemplavam a apreciação, a execução e a composição musical foram aplicadas a fim de observar as reações e o comportamento motivado dos educandos diante das propostas. Tais dados foram interpretados sob a perspectiva da professora/pesquisadora e complementados por meio da avaliação de 3 juízes externos. Através das constatações e reflexões reveladas, buscou-se colaborar com a área da Educação Musical apresentando novos caminhos e sugestões para futuras pesquisas que aprofundem o tema; bem como orientações para professores de educação musical que queiram enriquecer sua prática pedagógica por meio do estudo da motivação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Musica-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectMusica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectMusica na educação-
Título: dc.titleExperiências de fluxo na educação musical-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.