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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ladewig, Iverson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Bertoldi, Andréa Lúcia Sério | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:19:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:19:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/29343 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29343 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Iverson Ladewig | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 21/09/2012 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 186-207 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Exercício e esporte | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Pessoas com lesão medular apresentam dificuldades em adaptar seus movimentos às demandas do ambiente. Diferentes estudos têm demonstrado o papel do direcionamento da atenção como facilitador das relações entre indivíduo/ambiente no processo de aprendizagem motora. O objetivo do estudo foi investigar os efeitos da prática de exercícios com direcionamento de atenção para a variabilidade de parâmetros de amplitude, velocidade e tensão na organização motora de pessoas com lesão medular, durante a realização de uma ação de membro superior. Foram avaliados 20 sujeitos, 10 adultos hígidos (SLM), e 10 adultos com lesão medular torácica (grupo LM), por meio de cinemática tridimensional sincronizada com eletromiografia, realizando o transporte de uma jarra contendo 1L de água, nas condições experimentais: C1 (para longe e frente) e C2 (para longe e cima). A normalidade de distribuição dos dados foi validada por meio do teste de Shapiro-Wilk. Os dados foram comparados utilizando-se Análise de Variância (ANOVA) para medidas repetidas com nível de significância p? 0,05. Foi aplicado o teste de acompanhamento de Dunnett, comparando-se os dados entre os grupos LM e SLM e o teste post hoc Tukey para n iguais, comparando-se todos os períodos pré e pós-intervenção intragrupo LM. Os principais efeitos da intervenção sobre o grupo LM foram: diminuição da excursão na extensão cervical; diminuição dos tempos de movimento; aumento dos valores de pico de velocidade de todos os ângulos estudados; aumento dos picos de velocidade linear do punho e diminuição das durações de ativação muscular. Houve antecipação do pico de velocidade angular de flexão do tronco; alteração da ordem dos picos de velocidade angular de flexão e rotação do tronco; foi verificada a antecipação dos picos de ativação muscular dos estabilizadores do tronco e a diminuição dos tempos de latência muscular. A intervenção adotada promoveu uma perturbação no grupo LM capaz de alterar o movimento estudado com tendência a produzir equivalências entre os grupos no padrão da ação (macroestrutura) e gerar aproximações no comportamento dos parâmetros variáveis da ação (microestrutura), mantendo, porém, diferenças na microestrutura da ação. Concluiu-se que a organização dos movimentos dos grupos LM e SLM está sujeita às restrições do organismo, no entanto, há a possibilidade de reorganização da ação por meio do direcionamento da atenção para variabilidade de parâmetros dos movimentos, assumindo-se a aprendizagem motora como um processo além da estabilização. A importância desses resultados está no reconhecimento de que o estímulo à adaptabilidade de movimentos não se encerra na diminuição do erro e na formação de padrões iniciais de consistência de ações funcionais. Ao contrário disso, este é um processo dinâmico que pressupõe uma visão sistêmica de autonomia motora, ainda em construção. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: People with spinal cord injury have difficulties in adapting their movements to the environment demands. Different studies have demonstrated the role of directed attention as a facilitator of relationships between subject/environment on the motor learning process.The aim of this study was to investigate the effects of exercise with attention directed to the variability of amplitude, speed and tension parameters, on the motor organization of people with spinal cord injury. 20 subjects were evaluated, 10 healthy adults without spinal cord injury (SLM group), and 10 adults with thoracic spinal cord injury (LM group), using three-dimensional kinematics synchronized with electromyography, while performing the transport of a jug containing 1L of water under the experimental conditions: C1 (away and ahead) and C2 (up and away).The normal distribution of data was validated by the Shapiro-Wilk test. Data were compared using Analysis of Variance (ANOVA) for repeated measures with significance level p ? 0,05. Dunnet follow-up test was applied comparing data from LM and SLM groups, and post hoc Tukey test for n equal was used to compare all periods, pre and post intervention, intragroup LM. The main effects of the intervention in LM group were: decreased angular excursion in cervical extension; reduced movement times; increase in peak angular speed values from all angles studied; an increase in peak linear speed of wrist and decreased duration on muscle activation. There was anticipation of peak angular speed of trunk flexion; changing the order of peak angular speed of trunk flexion and trunk rotation; was verified anticipation of peak muscle activation of the trunk stabilizers and decreased muscle latency times. The intervention promoted a disturbance in LM group with tendency to produce equivalences between the groups in the pattern of action (macrostructure), generating approximations in the behavior of variable movement parameters (microstructure) keeping, however, differences in the microstructure. It was concluded that the movement organization of LM and SLM groups is related to the organism constraints, however, there is the possibility of movement reorganization by directing attention to the variability of parameters, assuming motor learning as a process beyond stabilization. The importance of these results is the recognition that the stimulus to the movement adaptability does not end in the error reduction and in the consistency of early patterning of functional actions. On the contrary, this is a dynamic process that requires a systemic view of motor autonomy, still under construction. | - |
| Formato: dc.format | 219f. : il. [algumas colors.], grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
| Título: dc.title | Efeitos do direcionamento de atenção para parâmetros do movimento no comportamento motor de pessoas com deficiência física | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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