Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Antonio Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Cetnarski Filho, Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:20:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:20:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/2916 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/2916 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa foi fornecer dados sobre as características da regeneração natural e a produção de mudas pelo aproveitamento da regeneração natural de Ocotea odorifera (Vel.) Rohwer (canela-sassafrás). Por possuir um óleo essencial com elevado teor de safrol, de largo emprego em vários ramos da indústria, a espécie foi explorada de forma intensiva e atualmente aparece citada em várias listas de espécies em extinção. Os trabalhos de campo foram desenvolvidos no Município de Tijucas do Sul - PR., em um trecho primário alterado da Floresta Ombrófila Mista Montana, de propriedade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Os estudos foram realizados em duas etapas, sendo primeiro o levantamento da regeneração natural, em dez parcelas circulares com 6 m de raio (113,1 m²), demarcadas a partir de uma árvore matriz central. Dentro das parcelas todas as plantas de Ocotea odorifera de até 1,20 m de altura foram marcadas e suas alturas e posições registradas. Em seguida foram selecionadas 360 mudas da regeneração, fora da área amostral, para testes em viveiros. O experimento foi instalado seguindo-se o delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e seis repetições, com quinze mudas cada, distribuídas da seguinte maneira: T0 - 120 dias a pleno sol; T1 - 90 dias em sombrite 30 %, mais 30 dias a pleno sol; T2 - 60 dias em sombrite 50 %, seguido de 30 dias em sombrite 30 %, e 30 dias a pleno sol e T3 - 30 dias em sombrite 70 %, seguido de 30 dias em sombrite 50 %, 30 dias em sombrite 30 %, e 30 dias a pleno sol. Foram encontradas 289 plantas da regeneração natural nas dez parcelas estudas (0,25/m²), a maioria com menos de 20 cm de altura (54 %), com maior concentração fora da área de projeção da copa da árvore matriz central. A espécie apresentou um padrão de distribuição agregado. As plantas retiradas da regeneração natural e submetidas aos tratamentos com sombreamento apresentaram maiores índices de sobrevivência, mas entre as que continuaram vivas, não houve diferenças significativas no incremento em altura entre os tratamentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sassafras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sassafras - Mudas - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Regeneraçao natural de Ocotea Odorifera(VELL.)ROHWER(canela-sassafrás) em uma floresta ombrófila mista, no estado do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: