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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Razzolini Filho, Edelvino | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Jose Simão de Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Nhasengo, Bernardo Cândido David | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:21:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:21:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/29048 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29048 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Organizações educacionais são vistas como sistemas que processam grandes quantidades de informações, e, como forma de melhorar o seu desempenho e promover vantagem competitiva, procuram cada vez mais a relevância de novos produtos e serviços de informação. O objetivo deste estudo foi de identificar como o recurso informação fortalece a gestão de uma instituição de ensino superior pública em Moçambique. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória realizada por uma revisão da literatura sobre gestão da informação e uma pesquisa transversal em uma instituição de ensino superior pública em Moçambique, com uma abordagem descritiva e qualitativa. Foram utilizados análise documental, observação participante e um questionário estruturado composto por quatro partes: determinação das necessidades informacionais, coleta, distribuição e uso da informação; foi aplicado a 40 (de 45) pessoas com posições de liderança e direção, pessoal administrativo e professores em tempo integral. Os resultados foram analisados a partir da perspectiva do modelo de Davenport e Prusak. Com base nos recursos de informação disponíveis na instituição foram detectadas várias práticas de gestão da informação. Percebeu-se o uso de mecanismos como memorandos e relatórios, bem como, telefone e e-mail, reforçando uma tradição cultural da oralidade na divulgação das informações. Recursos de tecnologia da informação não são devidamente utilizados, embora sejam suportados pela instituição. Em conclusão, nem todos os recursos de informação são utilizados regularmente pela equipe para melhorar o processo de gestão. Há necessidade de melhorar o uso desses recursos, a fim de atender às necessidades de informação da instituição. Os recursos de informação não foram percebidos como relevantes para melhoria da gestão organizacional, apesar da literatura e desta pesquisa mostrarem de forma inequívoca que são fundamentais. Apresenta recomendações para melhorar o processo informacional da instituição em que foi realizada esta pesquisa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerencia de recursos informacionais - Universidades e faculdades públicas - Moçambique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Informação como recurso para fortalecer a gestão organizacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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