Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScheer, Sergio, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia-
Autor(es): dc.creatorStange, Fabiano Paulico-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:21:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:21:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/29035-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29035-
Descrição: dc.descriptionResumo: Atualmente, a indústria brasileira de construção está passando ao processo econômico que resulta em um polo atrativo para os jovens. Eles estão se esforçando para aprender profissões como Arquitetura, Engenharia E Construção. Eles pertencem a uma geração onde o computador está presente em suas vidas para acessar informações e conhecimento. Esta geração não é mais um receptor passivo de conteúdos transmitidos, mas um produtor do seu conhecimento através de mídias interativas nos dias de hoje. Mas, a educação no Brasil nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção ainda estão baseadas em um paradigma onde o conhecimento está centrado na figura do educador. O educador brasileiro não explora os recursos que são familiares a esta nova geração. Isso ressalta a necessidade de mudar este paradigma, utilizando recursos da aprendizagem medida por tecnologias da informação e comunicação. Pesquisando contextos de aprendizagem em Arquitetura, Engenharia e Construção pode-se notar que a Realidade Virtual se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O objetivo da dissertação de mestrado é o desenvolvimento de uma ferramenta para analisar e complementar o processo de ensino e aprendizagem. É apresentado um protótipo de ambiente virtual educacional para simular atividades típicas da construção civil brasileira que foi testado por alunos e docente do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, demonstrando sua usabilidade e eficácia como ferramenta de treinamento e aprendizagem. Conclui-se que através da experiência com o ambiente virtual protótipo um aprendiz possa entender a tarefa simulada de maneira mais intuitiva e menos opressora do que as metodologias usuais em sala de aula, ao mesmo tempo em que visa incentivar os educadores a buscar pedagogias mais inovadoras e motivadoras.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução civil - Estudo e ensino-
Título: dc.titleProtótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.