Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Tatiane Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:33:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:33:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/29006 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29006 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Marynelma Camargo Guaranhani | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 110-118 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa investigou como a criança pequena utiliza o movimento do seu corpo para comunicar suas aprendizagens. Para isto, investiguei crianças do 1º ano de uma escola de Ensino Fundamental que desenvolve a pedagogia de projetos. A justificativa para pesquisar a faixa etária de 5 e 6 anos é devido ao fato de que, até bem pouco tempo, essas crianças pertenciam ao seguimento da Educação Infantil e, devido à mudança pela lei 11.274 (BRASIL, 2004), passaram a frequentar um novo sistema escolar: o Ensino Fundamental de 9 anos. Assim o objetivo da pesquisa foi compreender como as crianças de 5/6 anos, inseridas no 1º ano do Ensino Fundamental, utilizam o movimento do seu corpo para comunicar suas aprendizagens? Os pressupostos teóricos adotados foram os estudos de Wallon e, para isto, utilizei os estudos de: Garanhani (2004, 2005, 2008) e Galvão (1992 e 2010) sobre as características do desenvolvimento infantil dessa faixa etária e para compreender o processo de escolarização na pedagogia de projetos utilizei as ideias de Loris Malaguzzi, por meio dos estudos de Hoyuelos (2006 e 2009). Os instrumentos para a produção de dados foram: a observação participante e entrevistas, com base nas orientações de: Lessard-Hérbert; Goyette e Boutin (2008); André (1993); Garcia (2011) e Cruz (2008). A análise organizou-se em três eixos: o movimento aleatório do corpo infantil, o movimento do corpo como suporte para a fala, e o movimento da criança com intenção: o gesto infantil. Assim, a pesquisa concluiu que as crianças que se encontram no 1º ano do Ensino Fundamental, tem características específicas em relação ao movimento do seu corpo e, estão passando por um processo de significação destes, os constituindo em linguagem: a linguagem movimento. Portanto, cabe a escola da infância ter consciência da movimentação do corpo infantil como uma necessidade de desenvolvimento e recurso para expressão e comunicação. E não como uma interpretação de má conduta da criança, ou seja, indisciplina. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The given research investigated how the small child uses the movement of his/her body to communicate his/her knowledge about the project investigation. For this work to be done, children of the first grade of an Elementary school that develops the pedagogy of projects were researched. The justification to research this age of 5 and 6 is because of the fact that these children have just left the kindergarten segment and, because of the change by the law 11.274 (Brazil,2004), they started to be part of a new school system: the Fundamental school of 9 years. Then, the objective of the research was to understand how the children of 5/6 years old inserted in a 1st grade class of an Elementary school use the movement of their body to communicate their learnings? The theoretical preconcepts adopted were the Wallon studies and, for this reason, studies of some authors were used like: Garanhani (2004, 2005, 2008) and Galvão (1992 and 2010) about the characteristics of the childhood development of this age and to understand the process of schooling in the pedagogy of projects Loris Malaguzzi ideas were used (by the studies of Hoyuelos, 2006 and 2009) to understand the process of schooling with the pedagogy of projects. The instruments for the production of data were: the participant observation and interviews based on the orientation of: Lessard - Herbert; Goyette and Boutin (2008); Andre (1993); Garcia (2011) and Cruz (2008). The analysis has been organized in three main points: the spontaneous movement of the child's body; the body movement as a support for the speech; and the child's movement with intention: the child's gesture. Therefore, the research has concluded that the first grade children of the Elementary School have specific characteristics related to the movement of their body and, are going through a process of making them meaningful, letting them become a language: the movement language. Furthermore, it depends on the kindergarten school to be conscious about the movement of the children's body as a need for development and resource for expression and communication. And not as an understanding of bad attitude of the child, namely indiscipline. | - |
Formato: dc.format | 123 f. : il. [algumas colors.], grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem corporal em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação não-verbal nas crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Conhecimentos e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A comunicação da criança sobre suas aprendizagens na pedagogia de projetos : em foco o corpo em movimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: