O currículo de matemática prescrito e o currículo em ação em alguns terceiros anos do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRolkouski, Emerson-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorFeliciano, Michelle Tais Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:28:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:28:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/29003-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29003-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os objetivos deste trabalho foram compreender as convergências e divergências, no que diz respeito aos níveis de relevância dados aos conteúdos matemáticos, entre documentos oficiais e prática de alguns professores do 3.º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba e conhecer, documentar e compreender as justificativas dadas por esses professores para eventuais divergências. Para tanto, foram constituídos dois polos do currículo: o oficial, aqui representado pelas Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba e o currículo de sala de aula, representado pelo discurso de três professoras do 3.º ano do Ensino Fundamental da RME. A análise desses dois polos foi realizada mediante leituras de três grupos de teorias curriculares (tradicionais, críticas e póscríticas) para se obter uma visão mais aprofundada dos mesmos, o que também possibilitou a observação da impregnação explícita e implícita dessas teorias nos dois polos citados. Espera-se que os resultados deste trabalho possam servir de subsídios para a superação da separação comumente existente na elaboração e execução de currículos, fato que contribui para a dicotomia aqui detectada entre o currículo de sala de aula e o oficial.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - Avaliação-
Título: dc.titleO currículo de matemática prescrito e o currículo em ação em alguns terceiros anos do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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