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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Feliciano, Michelle Tais Faria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:28:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:28:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/29003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29003 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os objetivos deste trabalho foram compreender as convergências e divergências, no que diz respeito aos níveis de relevância dados aos conteúdos matemáticos, entre documentos oficiais e prática de alguns professores do 3.º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba e conhecer, documentar e compreender as justificativas dadas por esses professores para eventuais divergências. Para tanto, foram constituídos dois polos do currículo: o oficial, aqui representado pelas Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba e o currículo de sala de aula, representado pelo discurso de três professoras do 3.º ano do Ensino Fundamental da RME. A análise desses dois polos foi realizada mediante leituras de três grupos de teorias curriculares (tradicionais, críticas e póscríticas) para se obter uma visão mais aprofundada dos mesmos, o que também possibilitou a observação da impregnação explícita e implícita dessas teorias nos dois polos citados. Espera-se que os resultados deste trabalho possam servir de subsídios para a superação da separação comumente existente na elaboração e execução de currículos, fato que contribui para a dicotomia aqui detectada entre o currículo de sala de aula e o oficial. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Avaliação | - |
Título: dc.title | O currículo de matemática prescrito e o currículo em ação em alguns terceiros anos do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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