Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Carlos Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Góes, Heliza Colaço | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:46:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:46:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/29001 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/29001 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta investigação descreve como a "Expressão Gráfica" é abordada nas comunicações do Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico / International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design - (GRAPHICA), nos eventos ocorridos em 2007, 2009 e 2011. Com o intuito de esboçar uma definição para "Expressão Gráfica" que preencha a lacuna que parece haver na literatura foram analisadas as 436 comunicações destas três edições do GRAPHICA. Na análise esses trabalhos foram separados em 10 grupos conforme a semelhança de aplicação dos mesmos, tomando como base a Análise do Conteúdo sugerida por Laurence Bardin. Os grupos foram estabelecidos de tal forma que após a leitura completa de cada comunicação é possível inseri-la em um, e apenas um deles. Realizado o agrupamento das comunicações algumas delas são descritas sucintamente com a finalidade de ilustrar a caracterização do grupo. Na sequência são descritas outras comunicações agrupadas conforme os grupos criados, traçando um panorama dos trabalhos em cada edição do GRAPHICA. Por fim, é proposta a definição de "Expressão Gráfica", por meio de seu uso, tendo esses eventos como suporte. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de conteúdo (Comunicação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho técnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria descritiva | - |
Título: dc.title | Expressão gráfica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: