Qualidade acústica em salas de ensino de música

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchmid, Aloísio Leoni-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Construçao Civil-
Autor(es): dc.creatorCarboni, Márcio Henrique de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:59:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:59:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/28854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28854-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho busca revelar as preferências de professores de música para salas voltadas para o ensino e prática de música, principalmente no que diz respeito ao tempo de reverberação. Para alcançá-las várias etapas devem ser seguidas. Sabe-se que o fato de não haver um consenso sobre o assunto entre professores se dá principalmente por falta de conhecimento de um vocabulário descritivo das salas e sua acústica. Sendo assim, inicialmente é necessário estabelecer este vocabulário e tornálo familiar a estes atores. Neste trabalho foram explicados conceitos como: reverberação, calor, brilho, intimismo, timbre e coloração, clareza. Esses foram apresentados a uma amostra de professores de música visando sensibilizá-los, através de palestra/vídeo que utilizou um sobrevôo sobre a história da música como apoio para se falar sobre acústica. Essa capacitação foi feita para que, com um embasamento técnico fixado, eles pudessem fazer seus julgamentos ao responderem a um questionário. Essa survey foi aplicada a 30 professores de música de diversas localidades do país. Apesar de não ser possível fazer inferências estatísticas com uma amostra reduzida, foi possível ter pistas sobre as preferências dos professores fazendo uma análise qualitativa das respostas. Através de questões abertas desse questionário levantou-se um assunto inicialmente não considerado para este estudo que veio a fazer com que o autor repensasse as condições prioritárias para uma boa sala de ensino e prática musical considerando o contexto brasileiro: a maior preocupação com o isolamento acústico, talvez tão importante quanto a definição do tempo de reverberação mais adequado para estas salas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectMusica - Acustica e fisica-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de musica-
Título: dc.titleQualidade acústica em salas de ensino de música-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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