
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Stefanello, Joice Mara Facco | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Baessa, Dcheimy Janayna | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:31:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:31:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/28846 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28846 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Dra. Joice Mara Facco Stefanello | - |
| Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba,28/03/2011 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 58-70 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentraçao: Exercício e esporte | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do presente estudo foi comparar os níveis de ativação e a capacidade de concentração de nadadores adultos com diferentes cronotipos, considerando horários da prática, gênero e idade dos praticantes. Participaram do estudo 46 indivíduos de ambos os gêneros, entre 21 e 59 anos, que praticam natação, no período matutino e noturno. O cronotipo foi avaliado pelo Questionário de Cronotipo proposto por Horne e Ostberg (1976). Para a capacidade de controlar a concentração, os participantes preencheram a Escala de avaliação do controle da concentração (Orlick, 2009). Os níveis de ativação dos indivíduos foram avaliados pela Escala de Ativação (Ravizza, 1991). Os resultados confirmam que os nadadores que apresentam maior ativação apresentam maior capacidade de controlar a concentração. Não foram encontradas diferenças entre o cronotipo de nadadores que nadam de manhã e à noite. Não houve diferença nos níveis de ativação e na capacidade de controlar a concentração de nadadores com diferentes cronotipos. Embora se tenha constatado que nadadores com maior ativação apresentam maior concentração, estas capacidades não demonstraram ser influenciadas pelo cronotipo dos participantes, horário de prática, idade e gênero. Acredita-se que o perfil do grupo estudado pode ter contribuído par a os resultados encontrados, uma vez que não se encontrou características extremas quanto ao cronotipo dos nadadores estudados, devido, possivelmente, ao jetlag social (atividades sociais) dos praticantes. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: With objective of compare the levels of activation and concentration ability of adult swimmers with different chronotypeconsidering practicetimetables, gender and age of participants. 46 individuals of both genders participated in the study, between 21 and 59 years old who swimor in the morning or in the evening. Thechronotype was measured by Chronotype questionnaire proposed by Horne and Ostberg (1976). For the ability to control the concentration, the participants filled the evaluation scale of the control concentration(Orlick, 2009).The activation levels of the subjects were measured by the scale of Activation (Ravizza, 1991). The results confirm that the swimmers who have higher activation have higher ability to control the concentration. No differences were found between the chronotype of swimmers who swim or in the morning orin the evening. There was no difference in the levels of activation and the ability to control the concentration of swimmers with different chronotype. The differences between the chronotype, the ability to control the concentration and activation were not significant. Although it has been found that higher activation swimmers have higher concentrations, these capabilities have not shown to be influenced by chronotype of participants, timetable practice, age and gender. One possible explanation for these results might be related to the profile of the group study, which has no extreme characteristic at his chronotype orsocial (social activities) of the practitioners. | - |
| Formato: dc.format | 81f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Natação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nadadores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
| Título: dc.title | Níveis de ativação e capacidade de concentração de nadadores adultos com diferentes cronotipos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: