Comunicação e educação : a violência na telenovela Mulheres apaixonadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Myrian Regina del Vecchio de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Autor(es): dc.creatorCzizewski, Claiton César-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:58:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:58:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/28834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28834-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Myrian Regina del Vecchio de Lima-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 13/06/2012-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 195-201-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa investiga como o dramaturgo Manoel Carlos buscou uma abordagem socioeducativa para inserir a temática da violência na telenovela Mulheres Apaixonadas (Rede Globo, 2003). Por meio da análise de conteúdo de cenas da obra de ficção, examinou-se como elementos puramente ficcionais se misturaram a informações e dados da realidade social em três tramas do programa televisivo: a história sobre violência contra a mulher, protagonizada pela professora de educação física Raquel; o caso de maus tratos aos idosos, praticados pela jovem Dóris contra seus avós, Flora e Leopoldo; e a história de violência urbana que vitimou a balconista Fernanda. A análise se centrou em cinco categorias temáticas: construção dramática; informatividade da abordagem temática; diálogo com a realidade; naturalidade e repercussão na mídia. Esta última aferiu a dimensão social alcançada pela abordagem da violência na telenovela em questão em três revistas nacionais semanais. Em seu conjunto, as categorias serviram à verificação da hipótese de que a abordagem de temas de interesse público faz da telenovela um espaço de debate social cuja possibilidade socioeducativa é potencializada por elementos da linguagem do gênero televisivo, como a familiaridade, a naturalidade e o apelo emocional. Os resultados atestam a função pedagógica desses elementos, mas relativiza a capacidade de debate social em virtude da pouca repercussão midiática alcançada pela telenovela em veículos da grande imprensa nacional.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research investigates how the dramatist Manoel Carlos used a social-educational approach to insert the theme of violence in the telenovela Mulheres Apaixonadas (TV Globo, 2003). By the analysis of the scenes from the fiction, was examined how purely fictional elements mingled to information and data of social reality in three framesof the television show: the story of violence against women, led by teacher Raquel; the case of mistratment of the elderly, that Doris practiced against their grandparents, Flora e Leopoldo, and the story of urban violence that killed to the shop assistant Fernanda. The later measured the social dimension achieved by approach of violence in the fiction in three national weekly magazines. The analysis focused on five thematic categories: dramatic construction; informativiness of the thematic approach; dialogue of reality; naturalness, and media coverage. Taken together the categories were used to verify the hypothesis that issues of public interest makes the fiction televisive a space for social debate, whose potential is powered by elements of the television language, such as familiarity, naturalness and emotional appeal. The result show the pedagogical function of these elements, but relativizes de capacity for social debate because of to de small effect achieved by telenovela in the media nationwide.-
Formato: dc.format229f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e educação-
Palavras-chave: dc.subjectTelenovelas-
Palavras-chave: dc.subjectViolência na televisão-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectViolência contra a mulher-
Palavras-chave: dc.subjectIdosos - Maus-tratos-
Palavras-chave: dc.subjectViolência urbana-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Título: dc.titleComunicação e educação : a violência na telenovela Mulheres apaixonadas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.