Inovação e design estratégico no uso da porcelana no design de luminárias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952--
Autor(es): dc.contributorPelegrini, Alexandre Vieira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design-
Autor(es): dc.creatorDorneles, Carolina Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:41:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:41:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/28803-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28803-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Virginia Borges Kistmann-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Alexandre Pelegrini-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 04/02/2009-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 161-167-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo é composto por uma revisão bibliográfica referente as áreas de Gestão do Design, Design Cerâmico e Design de Luminárias, e por um ensaio que tem como objetivo verificar a viabilidade produtiva e mercadológica da produção de luminárias em porcelana, utilizando a tecnologia LED, como uma ação estratégica em design, trazendo inovação ao desenvolvimento de produtos. Para tanto demonstra a produção deste produto de forma industrial, assim como a sua avaliação junto a profissionais com atuação no mercado de iluminação e junto ao setor cerâmico. Os resultados demonstram que o produto tem potencial de inovação, podendo ser considerado produtiva e mercadologicamente viável, uma vez que os testes demonstraram resultados satisfatórios, assim como a boa aceitação do produto por parte dos profissionais da área de iluminação, confirmando assim o papel da gestão do design no desenvolvimento de produtos com sucesso.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study consists of a bibliographical review concerning the areas of Design Management, Ceramic Design and Luminaries Design , and of a test that aims to determine the viability of production and marketing of porcelain luminaries using LED technology, as a design strategic in bringing innovation to the product development. Also, demonstrates its production in an industrial way, as well as its evaluation with the professionals working in the lighting market and with the ceramic sector. The results show that the product has an innovative potential and its production can be considered viable, since tests have shown satisfactory results, as well as good acceptance of the product by specialized professionals, confirming the successful role of the management design in product development.-
Formato: dc.format171f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Design-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho (Projetos)-
Palavras-chave: dc.subjectCeramica - Desenhos-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho industrial-
Palavras-chave: dc.subjectIluminação de interiores-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Título: dc.titleInovação e design estratégico no uso da porcelana no design de luminárias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.