Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Flavio de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico | - |
Autor(es): dc.creator | Kern, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:31:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:31:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/28727 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28727 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A qualidade da educação no Brasil tem sido um tema amplamente discutido devido a sua importância para o desenvolvimento econômico e igualdade. Esse fato pode ser atribuído, entre outras razões, ao reconhecimento que a qualidade da educação pública no Brasil é muito baixa comparada aos demais países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto da estrutura de governança dos municípios brasileiros sobre a qualidade da educação no ensino fundamental, medida pelo IDEB 2009. Partiu-se de uma análise fatorial, usando dados do perfil dos municípios brasileiros do IBGE 2009. Verificou-se a estrutura de governança dos municípios, identificando um número menor de variáveis alternativas, não correlacionadas e que, de algum modo, sumarizaram as informações principais das informações originais encontrando os fatores ou variáveis latentes. Em seguida foi usado o método dos mínimos quadrados ordinários para verificar como a nota do IDEB 2009 é afetada pela estrutura de governo de cada município brasileiro. Para corrigir as heterogeneidades não observadas foi o usado o método de bootstrap. O principal resultado encontrado no presente estudo é que, de fato, a estrutura de governança tem impacto positivo no desempenho escolar. Verificou-se que os municípios que tem menores notas no IDEB são os que apresentam uma estrutura de governança mais fraca em relação aos municípios que apresentam maiores notas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Controle de qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos economicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Municipios - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Evidências de relação entre governança municipal e qualidade da educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: