Evidências de relação entre governança municipal e qualidade da educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Flavio de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico-
Autor(es): dc.creatorKern, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:31:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:31:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/28727-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28727-
Descrição: dc.descriptionResumo: A qualidade da educação no Brasil tem sido um tema amplamente discutido devido a sua importância para o desenvolvimento econômico e igualdade. Esse fato pode ser atribuído, entre outras razões, ao reconhecimento que a qualidade da educação pública no Brasil é muito baixa comparada aos demais países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto da estrutura de governança dos municípios brasileiros sobre a qualidade da educação no ensino fundamental, medida pelo IDEB 2009. Partiu-se de uma análise fatorial, usando dados do perfil dos municípios brasileiros do IBGE 2009. Verificou-se a estrutura de governança dos municípios, identificando um número menor de variáveis alternativas, não correlacionadas e que, de algum modo, sumarizaram as informações principais das informações originais encontrando os fatores ou variáveis latentes. Em seguida foi usado o método dos mínimos quadrados ordinários para verificar como a nota do IDEB 2009 é afetada pela estrutura de governo de cada município brasileiro. Para corrigir as heterogeneidades não observadas foi o usado o método de bootstrap. O principal resultado encontrado no presente estudo é que, de fato, a estrutura de governança tem impacto positivo no desempenho escolar. Verificou-se que os municípios que tem menores notas no IDEB são os que apresentam uma estrutura de governança mais fraca em relação aos municípios que apresentam maiores notas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Controle de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Aspectos economicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Municipios - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleEvidências de relação entre governança municipal e qualidade da educação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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