Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pedra, Jose Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Scheffer, Elizabeth Weinhardt O | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:24:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:24:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/28638 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28638 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No presente trabalho realizou-se uma análise hermenêutica de textos, documentos e dados obtidos através de pesquisa bibliográfica sobre a história da Química, delineando os h-orizontes da construção desse conhecimento no contexto mundial e buscando seu desenvolvimento no Brasil como ciência e como disciplina do currículo escolar do Ensino Médio. Partindo-se da reflexão sobre os caminhos históricos da ciência química, desenvolveu-se o estudo sobre a disciplina de Química no currículo escolar brasileiro verificando-se os objetivos desse ensino, as condições encontradas para sua efetivação, as alterações referentes à carga horária e programas observadas ao longo dos anos, desde sua existência como Cadeira de Química no período Imperial até a presente data. Através do resgate histórico e do levantamento dos diferentes fatores que interferiram, ou mesmo definiram o currículo escolar ao longo dos anos, pretendeu-se contribuir para o debate e para a reflexão sobre o ensino de Química no Ensino Médio, na atualidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quimica - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quimica - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alquimia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Título: dc.title | Quimica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: