Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Ana Gabriela Simões | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/28569 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28569 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 96-101 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Pesquisa qualitativa que investiga a aproximação entre a televisão e a educação por meio do projeto Televisando o Futuro em escolas de Foz do Iguaçu. Tem como objetivo principal verificar como os professores que lecionam nas primeiras séries do Ensino Fundamental utilizam a televisão na escola. A pesquisa justifica-se pela relevância e atualidade do tema, tendo em vista o crescente número de projetos que trabalham com a premissa da educação aliada à comunicação e a presença e influência da televisão na vida dos brasileiros. Para dar embasamento teórico ao tema foram consultados principalmente os autores Belloni (1998; 2001), Citelli (2004; 2011), Dalla Costa (2004; 2006; 2008), Martín-Barbero (1995; 1997; 2001) e Soares (1999; 2011). A proposta da pesquisa empírica foi a de analisar como o projeto Televisando o Futuro foi abordado em sala de aula pelos professores e de verificar a aproximação das ações com o conceito de educomunicação de Soares (2011). Para coletar dados sobre o desenvolvimento do referido projeto nas escolas, foram utilizados instrumentos de inquérito (entrevistas e questionários), assim como a análise documental. Os instrumentos e as diferentes fontes escolhidas para coleta tiveram o intuito de verificar de que forma a televisão esteve presente no cotidiano escolar e como foi trabalhada em sala de aula. As informações coletadas foram sistematizadas e analisadas seguindo os princípios da pesquisa qualitativa, que teve como base os autores Alves-Mazzotti (2001), André (2001), Brandão (2002) e Lessard-Hebert et al (1990). O estudo revela a preocupação das escolas em cumprir a grade curricular anual. Avalia também que as ações que envolvem a televisão e a educação nas escolas, podem ser aprimoradas para que sejam consideradas educomunicativas, e para que vençam os obstáculos que dificultam a ampliação do diálogo entre a comunicação e a educação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Qualitative research which investigates the proximity between television and education by means of the Project Televising the Future in Schools of Foz do Iguaçu. Its main objective is to verify how teachers who teach in the first grades of the Elementary School use television at school. Such a research is justified due to its relevance and the timeliness of the theme, regarding the growing number of projects which work with the premise of having education connected with communication and the presence and influence of television on the lives of Brazilian people. As to the theoretical backgroundBelloni (1998; 2001), Citelli (2004; 2011), Dalla Costa (2004; 2006; 2008), Martín-Barbero (1995; 1997; 2001) andSoares (1999; 2011) were the main authors cited. The proposal of the empirical research was to analyze how the Project Televising the Future was approached by the teachers in the classrooms and to verify the proximity of the actions with the concept of educommunication by Soares (2011). In order to collect data as to the development of the project in the schools, instruments of search inquiry (interviews and questionnaires) and documentaryanalysis were used. The instruments and the different sources chosen to collect data aimed to verify in which way television was present in the quotidian of the school and how it was worked in the classrooms. The information collected was systematized and analyzed according to the principles of the qualitative research, which had the following authors as its basis: Alves-Mazzotti (2001), André (2001), Brandão (2002) e Lessard-Hebert et al (1990). The study reveals the worry of the schools in fulfilling the tasks concerning the annual curricular program. It also evaluates the fact that the actions which involve television and education at schools can be improved so that they can be educommunicative and overcome the obstacles which make the dialogues between education and communication difficult. | - |
Formato: dc.format | 141 f. : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Televisão na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Televisão e educação : um estudo sobre o projeto Televisando o Futuro na Escola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: