Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dottori, Maurício Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Cevallos, Semitha Heloisa Matos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:29:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:29:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/28516 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28516 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Sonorismo é um estilo musical que surgiu na Polônia no final dos anos 1950 e causou uma mudança fundamental nos valores da hierarquia musical: no lugar da melodia, harmonia, metro e ritmo, o som tornou-se o agente principal. As experiências do sonorismo levaram a descobertas da riqueza de novos valores sonoros. Muitos compositores brasileiros foram influenciados pelo sonorismo, mas este é um assunto que ainda carece de estudo, pois de acordo com as pesquisas há somente um artigo escrito sobre o tema. As principais fontes para esta dissertação foram as entrevistas com Edino Krieger, Marlos Nobre e Harry Crowl. Eles proveram novos dados sobre o tema, possibilitando a conclusão de como os compositores brasileiros entraram em contato com o estilo e de como começaram a utilizá-lo em suas próprias obras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Polonia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compositores - Brasil | - |
Título: dc.title | A recepção do sonorismo polonês por parte dos compositores brasileiros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: