Idéias sem lugar nos livros didáticos de portugues (1940-1980) : a crítica ao normativismo feita por escritores exemplares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Gilberto de, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorBornatto, Suzete de Paula, 1966--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:51:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:51:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/28489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28489-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Gilberto de Castro-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo : Investigação na área de história da disciplina de língua portuguesa pela via dos livros didáticos, que identifica reflexões e críticas de escritores do século XX em torno da questão da língua e de seu ensino, bem como o não aproveitamento dessa contribuição pelos livros escolares entre 1940 e 1980. Recusando a idéia de um currículo "natural", conforme defendem historiadores da educação como GOODSON (1995) e JULIA (2001,2002), a análise foca o normativismo lingüístico que perdura na composição dos livros escolares e que configura o ensino "tradicional" de português, concebido como o estudo da língua "correta" e legitimado pela autoridade dos escritores. A seleção das fontes foi feita em acervos públicos de Curitiba: em livros didáticos de português (para as séries correspondentes às quatro finais do Ensino Fundamental e às três do Ensino Médio atuais) foram identificados os escritores mais citados - Monteiro Lobato, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade - e, destes, foram arrolados 45 textos com referências ao tema da língua. Voltou-se aos livros escolares, em cuja amostra, reduzida a 14 coleções representativas, foi possível constatar que a contribuição dos escritores exemplares não teve lugar e que, além disso, o tratamento dispensado a seus textos enfatiza o normativismo.-
Formato: dc.format107 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - História-
Palavras-chave: dc.subjectEscritores-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleIdéias sem lugar nos livros didáticos de portugues (1940-1980) : a crítica ao normativismo feita por escritores exemplares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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