Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Melao, Walderez Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/28441 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28441 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta o modo como duas professoras de matemática, protagonistas deste estudo, pensam o valor da Matemática na composição dos currículos nas escolas de ensino fundamental em que trabalham. Os objetivos que se quis atingir são: conhecer e explicitar o que dizem essas duas professoras a respeito do valor que conferem aos conteúdos que selecionam para ensinar a suas classes e revelar a conjuntura que motiva essas escolhas. Foram recolhidos os depoimentos de uma professora de escola pública e uma de escola particular de Curitiba. Em ambos os casos as escolhas recaíram sobre profissionais que atuam na 7a série do ensino fundamental. Os procedimentos de coleta e registro de dados incluem entrevistas individuais com as professoras escolhidas e a análise de documentos como planejamentos anuais e planos de aula. A construção de categorias de análise foi desenvolvida a partir de núcleos significativos retirados das respostas obtidas nas entrevistas. A intenção é discutir a necessidade e as possibilidades de dar voz e vez aos professores de matemática da escola fundamental no debate curricular e defender a viabilidade de promover discussões curriculares, com vistas ao desenvolvimento de um pensamento curricular, já nos cursos de formação de professores de matemática. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents the way two Mathematics teachers, the protagonists of this study, think about the value of Mathematics in the curriculum of the elementary schools where they work. Our main objectives are: to know and to make explicit what these two teachers say concerning the value of the contents they have selected to teach their groups and to reveal the conjuncture which has motivated their choices. We have taken the statements of a state school teacher as well as of a private school one. In both cases, our choices were made upon the fact that they both work with 7th grade classes. The data collection procedures and the data record include: individual interviews with the teachers and analysis of documents such as annual plannings and class plannings. The construction of the categories for analysis was developed from meaningful topics obtained during the interviews. The intention is to discuss the need and the possibilities of giving voice and turn to the elementary school Mathematics teachers to debate the curriculum and to defend the feasibility of promoting curricula discussions, in order to achieve the development of a curriculum thought within the Mathematics teachers' graduation courses from the beginning. | - |
Formato: dc.format | vi, 111 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: