Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Michelotto, Regina Maria, 1941- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso Filho, Ronie | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:23:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:23:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/28438 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28438 | - |
Descrição: dc.description | Anexos | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Regina Maria Michelotto | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e notas bibliográficas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Análise da rede escolar das séries iniciais mantida pelo Município de Castro, Paraná, rural e urbana, sob enfoque crítico, no sentido de evidenciar a presença de elementos provindos da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa no cotidiano escolar e nos eventos que põem em contato a escola e a sociedade. Informa sobre coleção de objetos e imagens existentes no recinto escolar. Descreve eventos públicos e competições entre as unidades de ensino. Discorre sobre contribuições importantes de pesquisadores quanto à abordagem de ensino dos meios de comunicação, sobre movimentos culturais mundializados e a atuação da indústria cultural no presente momento econômico.Traz informações contextuais locais quanto a escolas, professores e alunos da rede municipal. Apóia-se em dados quantitativos: registros fotográficos da totalidade de salas de aula, e estatísticos quanto ao funcionamento das escolas. Quanto aos docentes, apresenta dados qualitativos provenientes de questionários respondidos pelos funcionários públicos estudados. Constata a necessidade de abordagem pedagógica da questão dos meios de comunicação de massa e propõe medidas de gestão do tema ligadas à esfera de atuação do governo municipal, através de sua secretaria de educação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This essay analyses the children's public school network provided by the town of Castro, Paraná, in rural and town places, from a critical standpoint, with the purpose of detaching the existence of items originated in cultural industry and the mass media at the school's daywork and at the events where schools and society get in touch. Refers to collections of objects and images present in school places. Describes public meetings and inter-school competitions. Covers the most relevant contributions of thinkers to the topic of media education, as well as about globalized culture movements and cultural industry practices in today's economy. Makes a parallel from theories and local data about schools, teachers and students of Castro's network. It is based in quantitative data as classroom pictures registration and statistics related to the schools; as well as in qualitative indications from personal assumptions made by the teachers when answering proposed questions. Perceives the necessity of a specific pedagogical approach to mass media and proposes management measures to be implemented by the town's govemment, through its education secretary. | - |
Formato: dc.format | xi, 147 f. : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industria cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meios de comunicaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de escolas municipais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Tudo a ver, com bons olhos : pertinência da educomunicação nas séries iniciais da escola pública: estudo de caso e indicativos de gestão para a rede escolar do Município de Castro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: