
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Castro, Gilberto de, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Erica | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/28437 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28437 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Gilberto de Castro | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/12/2008 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Diversas situações contribuíram para que eu definisse o objeto de estudo deste trabalho, mas uma delas foi determinante: assumir aulas de língua portuguesa, em turmas de terceiro ano de Ensino Médio, em um colégio da rede pública. Na primeira aula com esses alunos, apresentei-lhes a seguinte proposta: Faça um texto respondendo a seguinte questão: "O que é escrever bem?". No total, foram produzidos 119 textos - 62 das turmas do período matutino e 57 dos alunos do período noturno. Com base na concepção de linguagem do Círculo de Bakhitn, esses textos foram analisados com o objetivo de identificar as vozes sociais que compõem o imaginário de estudantes concluintes do ensino médio sobre escrita. Assim, no primeiro capítulo, há uma apresentação de alguns trabalhos que têm como tema a análise da produção escrita de alunos concluintes do ensino médio e vestibulandos. No segundo capítulo, há informações sobre o contexto em que os textos foram produzidos e na seqüência a análise propriamente dita. Em síntese os autores desses textos mostraram têm muito a dizer: percebem a língua escrita como um valor social, embora reconheçam que, mesmo após anos na escola e prestes a saírem dela, não tenham o desempenho que julgam ser necessário para terem um bom texto: talvez não tenham tanto acesso a informação para serem sempre "atualizados", não gostem de literatura clássica, não entenderam as regras de gramáticas, têm dificuldade em manifestar-se por meio dela. Portanto, as vozes identificadas nesses textos podem trazer contribuições para nossas ações em sala de aula, de maneira especial nas de língua portuguesa, redirecionando algumas práticas de maneira que haja espaço para atividades que priorizem a experiência de cada um com a linguagem. | - |
| Formato: dc.format | 92 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Português escrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | O que é escrever bem? : com a palavra, os alunos do ensino médio | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: