O que é escrever bem? : com a palavra, os alunos do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Gilberto de, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Erica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:38:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:38:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/28437-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28437-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Gilberto de Castro-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/12/2008-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Diversas situações contribuíram para que eu definisse o objeto de estudo deste trabalho, mas uma delas foi determinante: assumir aulas de língua portuguesa, em turmas de terceiro ano de Ensino Médio, em um colégio da rede pública. Na primeira aula com esses alunos, apresentei-lhes a seguinte proposta: Faça um texto respondendo a seguinte questão: "O que é escrever bem?". No total, foram produzidos 119 textos - 62 das turmas do período matutino e 57 dos alunos do período noturno. Com base na concepção de linguagem do Círculo de Bakhitn, esses textos foram analisados com o objetivo de identificar as vozes sociais que compõem o imaginário de estudantes concluintes do ensino médio sobre escrita. Assim, no primeiro capítulo, há uma apresentação de alguns trabalhos que têm como tema a análise da produção escrita de alunos concluintes do ensino médio e vestibulandos. No segundo capítulo, há informações sobre o contexto em que os textos foram produzidos e na seqüência a análise propriamente dita. Em síntese os autores desses textos mostraram têm muito a dizer: percebem a língua escrita como um valor social, embora reconheçam que, mesmo após anos na escola e prestes a saírem dela, não tenham o desempenho que julgam ser necessário para terem um bom texto: talvez não tenham tanto acesso a informação para serem sempre "atualizados", não gostem de literatura clássica, não entenderam as regras de gramáticas, têm dificuldade em manifestar-se por meio dela. Portanto, as vozes identificadas nesses textos podem trazer contribuições para nossas ações em sala de aula, de maneira especial nas de língua portuguesa, redirecionando algumas práticas de maneira que haja espaço para atividades que priorizem a experiência de cada um com a linguagem.-
Formato: dc.format92 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectLingua portuguesa - Português escrito-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO que é escrever bem? : com a palavra, os alunos do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.