
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lourenço, Elizete Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | Morozowski Filho, Marciano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Jonas Castiglioni | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/28433 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28433 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Elizabete Maria Lourenço | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Marciano Morozowski Filho | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Defesa: Curitiba, 27/07/2012 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 86-89 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto que o crescimento da frota de veículos elétricos causará nas decisões de investimento e O&M das concessionárias de distribuição de energia elétrica. São apresentados os modelos de veículos elétricos disponíveis no mercado e são feitas análises sobre o seu consumo de energia elétrica e sua capacidade de interagir com as redes de distribuição. Abordam-se, também, os benefícios possíveis com o aproveitamento da capacidade de armazenamento de energia de suas baterias. Os impactos são analisados em termos de mudanças nas curvas de carga do sistema, comportamento de tensões nodais e perdas nas linhas da rede de distribuição, através da aplicação do método de simulação de Monte Carlo aplicado a um modelo determinístico da rede, baseado no cálculo do fluxo de potência pelo método da soma de potências. Os resultados e gráficos apresentados foram obtidos com a utilização de um software desenvolvido em linguagem MATLAB® e, inicialmente, permitem concluir que os impactos serão relevantes, a partir de níveis de participação de 10% de veículos elétricos no mercado, e implicarão na necessidade de novas estratégias para o planejamento da expansão da rede, sob os aspectos técnico, econômico e financeiro. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to analyze the impact that the growth of the number of electric vehicles will cause on the decisions of electric distribution utilities. Some electric vehicles available on the market are introduced and their energy consumption and ability to interact with distribution networks are analyzed. The potential benefits of the use of the energy storage capacity of their batteries are also highlighted. The impacts are analyzed in terms of changes in system load curves, behavior of the nodal voltages and line losses at the distribution network, through the use of the method of Monte Carlo simulation applied to a deterministic power flow model of the network, based on the method of the sum of powers. The results and graphs presented were obtained using software developed in MATLAB™ and, initially, it may be concluded that the impacts will be relevant, for electric vehicles penetration levels of 10% or more in the market. Results points to the need for new strategies for network planning, under technical, economic and financial aspects. | - |
| Formato: dc.format | 89f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Energia elétrica - Distribuição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Veículos elétricos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de energia eletrica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia elétrica | - |
| Título: dc.title | Impacto dos veículos elétricos sobre as decisões das concessionárias de energia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: